Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Digitalização de negativos e diapositivos

Em resposta a:

efe
em primeiro lugar convém ter presente que estamos a falar de transparências (suportes de pequena dimensão). Já no caso dos opacos de tamanho standard fico-me por uns 400 ou 600 dpi conforme as aplicações finais a que se destinam.

Já experimentaste digitalizar uma 10X15 a 72 dpi? e achas que tem a mesma qualidade que digitalizada a 300 dpi e depois reduzida para 72 dpi no Photoshop? Talvez, se usares um scanner profissional. Em todos os que usei, e sempre que fiz a experiência, notei muito melhor qualidade na opção 300 dpi posteriormente redimensionada.


Por exemplo: tenho um postal antigo em formato 10x15 que digitalizo a 300 dpi. Verifico depois, com o ficheiro que obtenho, que posso fazer impressões até 30x40 com qualidade mas, se esticar para a dimensão de 1mX2m a imagem resulta pixelizada. Como é que evito isto? Fazendo o scanning a uma resolução muito mais alta.

E se assim não é, para que se aumentam as resoluções nas máquinas fotográficas? O excesso de informação seria sempre para descartar e não se tiraria nenhum proveito dele?!

Estarei errado?
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: