Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Aditamento á proposta ou Proposta de aditamento

Em resposta a:

- pedro soares -
Atendendo a que se tem falado e proposto alterações no site e que a respota do Administrador (NEO) foi de que aguardava uma resposta da empresa de alojamento, resolvi deixar umas achegas.
São questões diversas, muitas das quais já abordadas em diversas ocasiões e por diversos membros. Da minha parte, com o intuíto de colaborar na melhoria do Canal, deixo aqui um resumo de sujestões que entendo importantes para tornar este site mais agradável de navegar e com melhor qualidade geral para os utilizadores.
Pensei e desisti, diversas vezes, de colocar este tópico, por no passado me ter ficado a sensação de que seria "chover no molhado". A ver vamos o feedback.

Como o Makejeite referiu no outro tópico e á semelhança de muitas outras reclamações e comentários, o site está cada vez mais lento e impossível de navegar em muitas ocasiões.
Sou da opinião de que se devia ponderar a possibilidade de pagamentos de renda, mas não somente com o objectivo de melhorar a velocidade, pois o Canal necessita de várias alterações, para se tornar um site moderno e com qualidade para os utilizadores que aqui passam muito do seu tempo livre. É preciso é sabermos (era bom que o soubessemos e fosse dito claramente) com o que podemos contar num futuro próximo.

Não faltam exemplos de sites portugueses (e não só) onde se podem colher ideias para inovar, mesmo mantendo o ambiente próprio do Canal.
Na minha opinião, e era bom que outros se pronunciassem sobre estes temas, as alterações necessárias para justificar o pagamento se um serviço, seriam:

1)- A cor de fundo do site. De preferência preta, ou com alternativas de cores á escolha do utilizador, á semelhança do que é normal em sites de fotografia;

2)- Dimensão e peso das fotos. Aumentar o tamanho para permitir uma melhor visualização e valorização dos trabalhos publicados (ex. 800 pix de lado maior);

3)- Limite do número de fotos na galeria pessoal. Reduzir substancialmente o número de fotos para o acesso gratuito e possibilitar número de fotos ilimitado para utilizadores-pagadores. Por incrível que pareça há actualmente users com galerias com CENTENAS de fotos (estranho quando o limite não é esse) que não visitam o site há imensos meses;

4)- Limpar as contas de users inactivos há mais de X tempo (a definir), arranjando um sistema para minimizar o aparecimento de contas paralelas (clones);

5)- Rever a forma como os votos possíveis são apresentados, evitando-se o erro dos OK's a torto e a direito;

6)- Rever as permissões de acesso á participação nos concursos (apenas para membros efectivamente activos) e os moldes em que são estabelecidos os temas. Actualmente verifica-se que há temas que pela sua semelhança levam a uma repetição do estilo de fotos de uns concursos para outros e há pouca criatividade nas propostas de temas (é o mal de ser tudo "automático" ou por "auto-gestão");

7)- Alterar o design geral do site, permitindo uma navegação mais cómoda sem recurso permanente aos botões do browser do Explorer para navegar, com botões de acesso directo a galerias e autores, etc.

Deixo estas sugestões, pois o texto já vai longo e tenho mais que fazer, mas também para que outros deixam a sua opinião e acrescentem sugestões.

Acima de tudo, pessoalmente gostava que fosse dito pelo Neo, de forma clara, se prevê investir a breve prazo em alterações de fundo no Canal, nomeadamente sobre alguns aspectos acima referidos. Será o mínimo que se espera do responsável do espaço e estas questões só são levantadas porque existe interesse, meu e de outros, em manter este site vivo e com sucesso, mas com mais qualidade para quem investe tanto tempo nele.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: