Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Ensaio sobre exposição

Em resposta a:

semanuelp
Após reler este testamento acho que devo "afinar" um ponto:

no 3º ponto a "provável zona mais escura" poderá colocar algumas cabecinhas cheias de "????".
Portanto vou tentar explicar melhor o que é "medir o que na realidade não existe".
Para fazer essa medição é preciso, obviamente, saber como estão os valores da imagem que estamos a enquadrar. Portanto falta esse ponto no procedimento. Quando já tiver o enquadramento feito, tenho obviamente fazer uma leitura às zonas que pretendo alterar. Tendo essas medições como base é que poderei decidir que quero colocar determinada zona no mais escuro possivel (mas com algum detalhe) e ao valor que anotei (na cabeça) antes, retiro os EV que ACHO que irão colocar essa zona nas condições que pretendo. PEssoalmente tenho por Sistema usar os valores de tonalidade médios para definir o "zero" da exposição. No Sistema de Zona.. esse meu "zero" é descrito como Zona V. Mas eu prefiro chamar-lhe "ZERO" no Sistema SEMANUELPIANO.

Acho que assim fica melhor explicado.. mas também, isto e exposição é tão "interpretativo" que só posso dizer o que sempre digo: Exposição correcta é aquela que queremos dar, dependendo do produto final que estiver na nossa cabecinha.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: