Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Ensaio sobre exposição

Em resposta a:

m i g u e l
ora bem, sexta feira finalmente!! eheh em casa at last...! antes de mais, aqui somos todos (ou 99%) autodidactas no que toca a fotografar, uns melhores q outros, incontestavelmente. Existem uns q fotografam sem se preocupar com nada, nem c enquadramentos, nem com luzes, nem com nada e outros q procuram algo mais. Esses nunca estão satisfeitos pq acreditam q é sempre possivel fazer mais...e melhor. Pela insistencia, pelo estudo (nao é o meu caso q sou um preguiçoso do caraças) pela experimentação! ora aí, penso eu é q se evolui. Tambem a mim a "exposiçao" é um busilis algo complexo. Primeiro eram os enquadramentos, depois a luz e depois no swntido de aperfeiçoar a luz, as exposiçoes. As fotos q tenho feito (as de paisagens) tenho tentado perceber isso melhor. Estava a faze-lo precisamente ao contrario do que diz esse fotografo espanhol. Ou seja, Em prioridade à abertura faço a mediçao pontual na zona mais escura (sombras) e depois ajustava os EV`s em stops negativo para assim diminuir as altas luzes mantendo detalhe nas sombras. Hoje fiz o contario. Mediçao nas altas luzes com 2stops positivos e posterior reenquadramento. Resultado, ambas as soluçoes resulta. Agora como diz esse senhor (devo ter feito mal) mas ao diminuir os EV`s fazendo a mediçao nas altas luzes nao vou ter uma leitura correcta ficando a imagem sub-exposta. Ou será que algo me escapa como essa zona 7 q nunca tin ha ouvido falar ? Abraço
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: