Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar
Responder  |  Novo Tópico
AutorTopic : HOLOGRAFIA - Seria uma forma de Fotografia?????
RGallacci
fotomaster

inserido em: 2008-02-04 17:25 | Editar Msg | Responder |
http://users.linkexpress.com.br/juliano/teoria.htm

efe
2much3time

inserido em: 2008-02-05 01:40 | Editar Msg | Responder |
a Halografia sim, a holografia não me parece. Talvez uma forma de construção de imagem, ainda que utilize, para tal, registos que podem ser fotográficos.

Reply : RGallacci
fotomaster

inserido em: 2008-02-05 15:39 | Editar Msg | Responder |
Mas pelo que pude descobrir pesquisando na net é que sao a mesma coisa,só mudando a silaba de HOLO para HALO,mas o metodo e os finalmente sao a mesma coisa ou nao.

Reply : efe
2much3time

inserido em: 2008-02-06 20:13 | Editar Msg | Responder |
Terei identificado a halografia com a electrofotografia ou efeito Kirlian porque assim era profusamente apresentada, nos anos 80, em inúmeras revistas de parapsicologia e ocultismo. Ficou-me esse dislate na memória. Mas, então, fazia sentido esta distinção entre Halo (aura) e Holo (holos - o todo - as três dimensões do objecto real).
No entanto, halografia não é o mesmo que holografia. Halografia é a parte da Química que trata dos sais e Holografia é uma forma de se regist(r)ar ou apresentar imagens em três dimensões. Desta, repito o que disse antes. Não me parece que seja uma forma de Fotografia, mas antes uma técnica que recorre à Fotografia ou a princípios seus. A menos que dilatemos o conceito FOTOGRAFIA e, aí, também podemos integrar muitas outras coisas, como o Raio-X.

Reply : RGallacci
fotomaster

inserido em: 2008-02-06 20:33 | Editar Msg | Responder |
É isso mesmo que vc explicou,acho que hj em dia generalizaram o termo por isso minha pergunta, tambem acho diferente.
Obrigado por sua resposta :)

Luis Silva
fotomaster

inserido em: 2010-09-12 13:49 | Editar Msg | Responder |
Será heliografia? eu trabalhei com várias máquinas, e a primeira máquina só tinha uma l lâmpada e depois de a cópia estar queimada com a luz, que "o sol também podia queimar" tinha uma caixa em madeira com duas partes, uma tinha a terrina com amoniaco e na outra entrava o papel já queimado, depois trabalhei com máquinas com 2 e 4 lâmpadas e com o amoniaco incorporado. Em tempos li alguma coisa sobre a fotografia e parece que a heliografia foi confundida com a fotografia por algumas pessoas na altura.

Reply : Luis Silva
fotomaster

inserido em: 2010-09-12 13:53 | Editar Msg | Responder |
Eu pregava uma partida a senhora da limpeza com a terrina de amoniaco, mas eu éra muito mau, na altura claro.

Forum
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook

Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • marcopouse
  • thomasusawl
  • javierpab
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso

• Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2021 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.