Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar
Responder  |  Novo Tópico
AutorTopic : A votação no Canal...
José Farias
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 11:27 | Editar Msg | Responder |
Claro, tinha que dizer qualquer coisa sobre algo que já se falou muito mas não quero contrariar ninguém sobre este assunto.

Desde o recentíssimo "Foto Comum"; "Começar a 1 de Junho" e o outro tema que já me esqueci, todos falam acerca do "genial" sistema de votos que eventualmente garante a inserção de imagens (nem digo fotos) com maior qualidade, certo?

Ou talvez não!...

Então faço desde já o convite aos (poucos) membros activos do Canal (e dos quais dependemos da votação de cada um deles para inserir, melhorar ou retirar imagens) que façam a famosa experiencia de colocar, durante 30 dias, uma mesma imagem nos 3 sites que mais conhecemos e visitamos a nivel nacional. Eu começava no Olh.res, depois no 10..Imagens e consequentemente aqui no Canal, mas podem escolher consoante o critério de cada um...

A ideia deste experiencia é comparar a quantidade e qualidade das opiniões por cada imagem e a partir daí abrir-se um novo tema no fórum para se debater conclusões sobre o tão incómodo, necessário ou simplesmente idiota sistema de votação em causa aqui no Canal...

Digo eu...

:)

Biel
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 11:37 | Editar Msg | Responder |
De todas as soluções que apareceram nos ultimos tópicos a unica que me pareceu pertinente e interessante foi:
Manter a inserção da foto no anonimato durante um período de tempo...
isso é que era,provas cegas...sem compadrios...sem a necessidade de agradar/desagradar...o comentário pela foto pelo que ela nos diz....ou não.

Reply : José Farias
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 13:14 | Editar Msg | Responder |
Não deixa de ser interessante, mas... e se eu conhecer o estilo próprio de cada um ou da maioria dos fotógrafos?
:)

Reply : Luis Silva
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 13:23 | Editar Msg | Responder |
Também éra bom não se saber os votos, nas 24 horas seguintes. Assim cada um tinha que pensar por si e não estar a espera de ver quem votou, e o que votou.

Reply : Luís Gomes(2)

inserido em: 2010-06-01 13:46 | Editar Msg | Responder |
As duas ideias são muito boas.Tanto a do Farias, como o anonimato.
Realmente são muito poucos a votar aqui no canal comparativamente com outros sites.
A descrepância de votos comparativamente com as visitas às mesmas é gritante.
Por exemplo, tenho uma fotografia na galeria que aqui conseguiu 12 votos e noutro site conseguiu 45.

Reply : smigas
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 13:56 | Editar Msg | Responder |
Mas a realidade é que nesses outros sites o pessoal só vai comentar para "merecer" receber também comentários.
Se calhar esses 45 votos que recebeste é só elogios e nem uma só crítica construtiva.
(Digo isto tendo como base de comparação o famoso Olhares, que é o site ideal para quem só quer aumentar o ego; porque aprender, não se aprende nada)

Pessoalmente, prefiro ter poucos comentários mas que me apontem as falhas para poder aprender, ou então, se não tiver falhas, adicionar ideias de como ficar ainda melhor.

Fora tudo isto, também concordo com as ideias apresentadas.
É provável que, estando em acção, elas iriam fazer descer essa discrepância entre visualizações e comentários/votos.

Reply : nair
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 15:39 | Editar Msg | Responder |
"É provável que, estando em acção, elas iriam fazer descer essa discrepância entre visualizações e comentários/votos."

Não tenho tanta certeza disso.. Eu pelo menos há dias que vejo as fotos e simplesmente não me apetece comentar, por nada me ocorrer para dizer ou simplesmente por não me apetecer, não é por ser a foto de A ou B. (penso que deve acontecer com muita gente)
Mas tb posso estar enganada

Reply : smigas
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 15:48 | Editar Msg | Responder |
Sim, também é verdade.
E até a mim às vezes acontece não comentar pk não me apetece ou por falta de tempo.
Apenas acho que poderia descer a discrepância (nem que fosse só um pouco), porque não haveria possibilidade de aplicar as vinganças e/ou as palmadinhas nas costas.

Seja como for, acima de qualquer mudança no site, tem de haver uma mudança de mentalidade.
A raíz dos problemas reside aí

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 15:59 | Editar Msg | Responder |
yep

Reply : galvenancio

inserido em: 2010-06-20 14:20 | Editar Msg | Responder |
perfeitamente de acordo, fico contente por me avaliaren tanto a nivel de votos,mas fico mais feliz quando a critica é CONSTRUTIVA. BONS CLKIS

Reply : Domingos

inserido em: 2010-06-01 14:12 | Editar Msg | Responder |
Concordo :)

Reply : Paco del Bierzo
fotomaster

inserido em: 2010-06-02 00:00 | Editar Msg | Responder |
É pá, deixa lá o ÉRA!!!

Reply : Biel
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 13:46 | Editar Msg | Responder |
Optimo para ti,mas é um risco que corres e ficas na expectativa de ver se acertas-te ou não...
ou pode acontecer que o autor pode sentir-se + livre para inovar ou modificar o estilo e surpreender o comentador....

inserido em: 2010-06-01 13:58 | Editar Msg | Responder |
Biel tens de convir que a ideia do Farias é uma boa ideia.
Não cheguei a perceber muito bem o teu último comentário.

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 14:25 | Editar Msg | Responder |
a que comentário te referes???

inserido em: 2010-06-01 15:02 | Editar Msg | Responder |
Ao último Biel.
Aí é que estás enganado smigas.Se fores ao site que me refiro, o mil imagens, é um site muitissimo exigente.
Se lá fores e observares os comentários vês que são bastante exigentes.
Se vires a minha foto reflexos diz-me que critica construtiva fazes à foto.
Este site que estou a falar, tem um concurso,as fotos ficam em anonimato durante 5 dias, e ao fim dos 5 dias fazem a média sobre todos os votos que deram nas fotos todas desse tema com os votos atribuidos à tua foto.Como tu sou apenas um amador.

efe
2much3time

inserido em: 2010-06-01 14:58 | Editar Msg | Responder |
uma experiência é sempre coisa válida. há-de ensinar alguma coisa. Pessoalmente acho que não resolverá nada porque penso que em cada um dos sites existe uma filosofia própria de relações entre membros e, consequentemente, uma filosofia de votação diferente. Mas como não faço parte do 1000 e não ligo grande coisa à galeria que tenho no Olhares, poderei estar enganado.

Até aqui, achei muito interessante a cena do anonimato da foto e o secretismo da votação, ambos durante determinado prazo.

inserido em: 2010-06-01 15:03 | Editar Msg | Responder |
Hades ir ver mais profundamente o 1000 efe. Depois dá-nos a tua opinião.

Reply : joaopaulotc

inserido em: 2010-06-01 15:34 | Editar Msg | Responder |
Qundo tive fotos no 1000 tudo se resumia às amizades efectuadas nas almoçaradas, saídas e contactos... é pior exemplo que conheço de imparcialidade e o melhor exemplo de lobby.

Chegaram-me a enviar fotos por mail para mostrarem o que iam colocar ANONIMAMENTE...

Quando me recusei a entrar no jogo fui perseguido, criticado e acabei por sair por não ter pachorra...

Como o Luis disse "Este é um site diferente"... Acho que não deviamos procurar faze-lo à imagem de outros...

inserido em: 2010-06-01 15:42 | Editar Msg | Responder |
Nunca me aconteçeu isso João.
Ah, para subir o nível de exigência acham bem, mas quando se dá sugestões para tornar o canal melhor já n devemos compara-los com outros.
Não percebo a incorência.
Todas as ideias aqui são válidas ou só são as de alguns?

inserido em: 2010-06-01 15:51 | Editar Msg | Responder |
Ó Luis claro que todas as ideias são válidas, mas são TODAS o que significa que as minhas também, mesmo que discordem das tuas...

Na minha (humilde) opnião o que precisamos de melhorar não é o site, são as fotografias e a capaciadde de encaixe dos membros quanto a criticas.

inserido em: 2010-06-01 16:02 | Editar Msg | Responder |
Além de que... é comparando este site com outros que constato que este sistema está muito bem assim...

Toda a gente dá a cara e sabe com quem fala...

Reply : efe
2much3time

inserido em: 2010-06-01 15:48 | Editar Msg | Responder |
Ora.. e eu a perder tempo a escrever o relambório abaixo. Não foi preciso integrar o 1000, nem outros para saber como iria funcionar. Afinal convivi com essa malta toda durante uns dois anos no foto@pt...

fotomaster

inserido em: 2010-06-02 00:06 | Editar Msg | Responder |
Tu tb és do foto@pt?
Eu tb!!!! ahahahaha

2much3time

inserido em: 2010-06-01 15:46 | Editar Msg | Responder |
Eu fui convidado para integrar o primeiro contingente do 1000, logo quando abriu. Recusei. Foi logo posto de parte pelo "amigo" que me convidou.

Tanto o 1000 imagens, como o Escritas com Luz, o Photo.net, o Fotoalternativa, o Canal Foto e penso que, também o Olhares, entre outros, foram fundados no rescaldo do encerramento do foto@pt, onde estávamos todos.

Não integrei o 1000, nem outros semelhantes, porque para esses sites foram aqueles que no meu entender procuram/cultivam uma perspectiva demasiado séria da Fotografia (daquela seriedade que conduz a conflitos - como veio a acontecer).

Andei uns tempos pelo fotoalternativa...e criei uma galeria no Olhares, a que nunca dei muita atenção. Mas não contesto a existência desses sites. Apenas não me apetece estender, para além das horas de trabalho, essa perspectiva demasiado séria, de estar na Fotografia (e no mundo).

Também tem a ver com representação versus reinvenção do real, mas tem a ver sobretudo com o à-vontade, a despreocupação, que este site sempre ofereceu, face aos outros - ainda que sob crítica de muitos que gostariam que ele fosse diferente do que é.

Aqui, basta não cair no exagero das classificações, quer em exigência (que em sério rigor obrigaria a correr a galeria de uma ponta a outra com classificações que não ultrapassariam o BOM), quer num relaxamento que conduz à inflação das classificações em torno do Muito Bom e do Genial - situação errada, que se vive actualmente.
Como basta não cair na seriedade de apenas se falar em Fotografia, nem exigir justificação para cada pontuação, ou para cada opção de postar uma foto fora do mainstream…

Enfim, é a minha opinião e, se alguns se sentem enganados, defraudados com alguma expectativa gerada inicialmente pela “publicidade” ou pelas normas patentes no site, podem, para além de inquirir o webmaster, trocar este site por um dos outros mais sérios.

inserido em: 2010-06-01 15:52 | Editar Msg | Responder |
Em alternativa... abrir o seu próprio site...:P

2much3time

inserido em: 2010-06-01 16:58 | Editar Msg | Responder |
Pois olha, o meu é um site com arquitectura de site colectivo (é um gallery como o ECL), mas só tem um membro, e mesmo assim há discussão entre ele... heheheh.

inserido em: 2010-06-01 15:53 | Editar Msg | Responder |
Já viste como as votações caíram desde que meteste os fóruns efe?
Mas como se pode tornar o canal mais exigente se para introduzires mais fotos dependes da votação das mesmas?
O anonimanto nas fotos p ex, tornava menos influente as votações dos outros n concordas?
Atenção n estou obcecado com os geniais.
Mas pq não dar muito bom p ex e no comentário explicar-se onde podem melhorar?

inserido em: 2010-06-01 15:57 | Editar Msg | Responder |
As votações cairam...OK

Mas agora estamos todos a esforçar-nos para colocar fotos com maior qualidade e ler as criticas sem drama...

Isso não é bom???

inserido em: 2010-06-01 16:11 | Editar Msg | Responder |
Não digo o contrário, mas o pessoal ficou com receio de comentar e votar.
O que não é bom.
Mas não responderam ao que perguntei.
Pode-se dar bons votos, n estou a falar de exclusivamente dos geniais e no comentário explicar como se deveria melhorar.
Se isto é um site diferente, é diferente em tudo, inclusivé, nas votações.
Por isso penso que n se deve ser tão radical.

2much3time

inserido em: 2010-06-01 16:59 | Editar Msg | Responder |
Exacto. Concordo contigo. Não se deve ser radical, dando tantos Geniais.

2much3time

inserido em: 2010-06-01 17:00 | Editar Msg | Responder |
Atenção que o "... comentário a explicar como se deveria melhorar..." não é exigido em parte alguma, portanto dá quem pode, quem sabe, quem quer ou tem tempo para tal.

Reply : Hybrid
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 18:48 | Editar Msg | Responder |
Ficou com receio de comentar porquê? Eu não penso assim... Por norma costumo gastar 10-15 minutos do meu (pouco) tempo livre a vir aqui espreitar e outros tantos noutro fórum.
Nem sempre comento, é certo e muito mais raramente coloco fotos. Infelizmente não tenho muito tempo e neste momento a carga de trabalho descambou completamente. O que não me impede de realmente comentar e votar sempre que uma foto me chame particularmente a atenção. Sem ser com a intenção de colocar mais fotos minhas. E se tenho 50 aqui expostas (sei lá... se não forem 50 são 30) em compensação tenho perto de 3000 no disco externo que não tenho tempo de ver.... isso não me impede de ver trabalhos e apreciar o que é feito :)

Outra coisa que tenho reparado é que a maior parte das vezes não existe nada no EXIF. Por vezes tenho curiosidade em saber como é que se conseguiu tal efeito e tento ver o EXIF... népias, não tem. Acho que além do EXIF, deveria haver uma pequena explicação sobre a foto: condições em que foi feita, porquê de ter sido feita.

E posto isto, vou ver outros fóruns porque hoje não tenho tempo para muito mais :P

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 20:30 | Editar Msg | Responder |
As votações cairam? coitadas. Foi grande o tombo? Aleijaram-se muito? Murreu alguma? As geniais escaparam? É que isto sem as Geniais não é a mesma coisa.

fotomaster

inserido em: 2010-06-02 00:08 | Editar Msg | Responder |
Tópicos!!!!!Irra!!!!

fotomaster

inserido em: 2010-06-02 00:03 | Editar Msg | Responder |
Hades????? ou hás-de?

Reply : dafema

inserido em: 2010-06-03 22:12 | Editar Msg | Responder |
Hades é o deus da morte e do submundo da antiguidade grega :)

Iolanda

inserido em: 2010-06-01 16:13 | Editar Msg | Responder |
José, acho a idéia da comparação interessante do ponto de vista da experiência individual para ampliarmos a crítica sobre nossas próprias fotos. Mas não creio que seja eficaz para avaliarmos o Canal.

Conforme foram relatadas acima as experiências, cada site tem um sistema de avaliação e um nível de exigência particular.

Por exemplo, uma vez me cadastrei em um site que alguém indicou pelo fórum (http://1x.com). Você envia uma foto e ela passa por um juri que avalia a imagem e decide se ela será publicada ou não. Eu nunca consegui que uma de minhas fotos fosse publicada (as mesmas que aqui são chamadas 'geniais'). Se tem alguma máfia nesse juri eu não sei, mas posso garantir que a página de entrada contém imagens de qualidade muito superior que a do Canal.

Mas ainda acho muito importante sua sugestão para que exercitemos outros olhares. Com o tempo ficamos viciados com o tipo e nível de fotos do Canal, e vamos afrouxando nosso senso crítico. Se passarmos meia hora navegando nas mais votadas do Olhares, certamente restringiremos muito os Geniais.

inserido em: 2010-06-01 16:22 | Editar Msg | Responder |
Iolanda o Olhares não é um bom exemplo porque funciona como no site que referiste, pois as fotos só entram na galeria dependendo da opnião deles. Já lá tive sententa e tal fotos e só 4 entraram na galeria.Esse site é que é mafia pura.
Um site equilibrado nesse sentido das votações é o reflexos online. O único senão do reflexos é q introduzes fotos e tiras consoante a receptividade e chegas ao máximo de 20 e não podes meter mais, só se pagares. P isso é q só lá tenho 7 fotos.

Reply : Iolanda

inserido em: 2010-06-01 16:38 | Editar Msg | Responder |
Meu querido, você entendeu exatamente o contrário do que quis dizer.

Não é o sistema de avaliação que temos de absorver dos outros sites, porque (reforço) cada site tem o seu. É a QUALIDADE das fotografias colocadas neles. Se é a amizade com a máfia que determina se sua foto será pública ou não, isso não importanta, porque ainda assim as galerias públicas são repletas de fotos magníficas, nas quais podemos nos inspirar e tomar como parâmetro de qualidade.

2much3time

inserido em: 2010-06-01 19:24 | Editar Msg | Responder |
Ora aí está. tanto num como noutro tens pouquíssimas fotos, e isso chateia-te. Num, é devido à máfia, no outro à mecânica do site. Portanto, os que lá têm fotos ou são da máfia ou são mecânicos?! Não te ocorre que é por falta de qualidade das tuas fotos?

E, aqui, continuas a distribuir Geniais a torto e a direito! Porquê? porque efectivamente és fotograficamente inadaptado, ou porque distribuindo muitos Geniais sempre há a possibilidade de receber alguns na volta do correio?

Fiz um apelo à tua consciência sem saber se a terias. Pelos vistos foi tempo perdido.

smigas
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 16:49 | Editar Msg | Responder |
Bem, agora que já todos disseram o que tinham a dizer, que tal irmos todos à tasca da esquina beber umas bjekas com um pires de tremoços ou caracóis??

Haammm??? Quem tá comigo??!!

A não ser que prefiram continuar com esta conversa!

Vá lá pessoal! Pra triste já basta a vida!
Vamos masé pra desbunda!

E claro, cada um com a sua máquina pra fotografar as misérias dos outros depois de já estarem com os copos para mais tarde inserir na galeria de Humor!

Vamos a isso!!

inserido em: 2010-06-01 17:09 | Editar Msg | Responder |
ah ah ah, ó smigas, tás com umas piadas muita giras, tás, tás...
;-)

inserido em: 2010-06-01 18:25 | Editar Msg | Responder |
Umas bjecas a regar uns secretos de porco preto... isso é que era...

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 18:49 | Editar Msg | Responder |
e com camarões e uma travessa de ameijoas... Marchavam já!!!

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 19:55 | Editar Msg | Responder |
Os Camarões não estavam já reservados para a nossa selecção???
eles ficaram de levar as Sagres...eh!eh!eh!

inserido em: 2010-06-01 21:33 | Editar Msg | Responder |
Ó efe mas quem é que pensas tu que és para falares assim dos outros?
Já me chamaste imbecil, já disseste que não tenho consciência.
Vê lá se muderas a tua linguagem, que não andei contigo na escola, se tás habituado a falar assim é um problema teu.
Linguagem como esta, só de pessoas muito mal formadas.
Nao tens poder de argumentação por isso tens que falar assim.
Retiro a parte da intlectualidade.

2much3time

inserido em: 2010-06-01 22:33 | Editar Msg | Responder |
Só falo assim com emplastros.

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 22:05 | Editar Msg | Responder |
Quando pretenderes responder a alguem,clicas no RESPONDER a vermelho no sujeito a que se destina a tua resposta.
desta forma respondeste-me, com um assunto que desconheço,e interrompes-te umas Sagres e uns Camarões que eu estava a tomar com a Hybrid...
:D :D :D :D

inserido em: 2010-06-01 22:36 | Editar Msg | Responder |
Peço-te desculpa Biel.
Mas essa das sagres teve piada.
E porque não Superbock?
Gosto mais.

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 22:41 | Editar Msg | Responder |
Porque a Sagres é o patrocinador oficial os Camarões vieram só para acompanhamento...
e pelo que vi,tinha mais Sagres que Camarões..:D

fotomaster

inserido em: 2010-06-03 00:40 | Editar Msg | Responder |
A Sagres tem Bohemia... E os camarões que jogaram contra Portugal não marcham... São capazes de ser um pouco indigestos.. Eu prefiro estes:

http://4.bp.blogspot.com/_C7ukzHFZdMw/SxPTRA_GoYI/AAAAAAAAAHQ/zGxQKB3sN3k/s1600/relampago+052.jpg

e isto a acompanhar:

http://2.bp.blogspot.com/_t-dawzzxQOk/SBd1R_LVZrI/AAAAAAAAAPs/pmI2yVuxcqY/s320/ficheiro2116_udbbnnpqfld.gif

ou esta:
http://caideboca.files.wordpress.com/2007/12/cerveja1.jpg

fotomaster

inserido em: 2010-06-03 10:05 | Editar Msg | Responder |
Bora lá...:D :D :D

fotomaster

inserido em: 2010-06-01 22:28 | Editar Msg | Responder |
:banana:

Ricardo Costa
fotomaster

inserido em: 2010-06-01 22:27 | Editar Msg | Responder |
Eu nunca entendo as preocupações sobre as votações...

Em todos os sites existem fotos más com votações porreiras, e falo do 1000imagens por exemplo, cujo sistema era o mais "justo".

Não levem as avaliações tão a sério... vai haver sempre pessoas a votar Genial em tudo e mais alguma coisa porque julgam estar num HI5, e outras a votal negas porque não lhe dão os bons dias no local de trabalho eheheheh

Reply : Raphael Pensativo

inserido em: 2010-06-05 00:45 | Editar Msg | Responder |
Concordo com a ideia expressa pelo Ricardo... A mim, só me faz confusão esta espécie de "superioridade moral" que alguns membros deste site evidenciam em relativamete a outros sites do género (predominantemente sobre o Olhares, destilando um quase inexplicável ódio de estimação - e eu não tenho qualquer interesse ou procuração para o defender...). Sinceramente, aqui não consigo descortinar diferenças substanciais relativamente aos outros sites. Acho-os exactamente iguais. Se tiverem dúvidas, confiram alguns dos autores com mais fotos premiadas nos CONCURSOS promovidos pelo Canal e vejam o número de fotos que esses mesmos autores conseguiram nas Fotos do Mês (1º, 2º e 3º lugares)... Não bate certo e é fácil perceber porquê!!! Até agora o único site que encontrei com um grau de exigência elevado é o 1x.com... não é para brincadeiras... Experimentem e verão!
Desculpem o desabafo, mas isto andava-me atravessado. Cumps

2much3time

inserido em: 2010-06-05 12:11 | Editar Msg | Responder |
Mas convém seguir a discussão desde o seu início, para se perceber exactamente do que se trata, e de como se chegou aonde se chegou.

Compreenderei a defesa da ideia de que "nada justifica chegar a elevados níveis de conflitualidade". Compreendo porque é, de facto, uma opção muito disseminada. Mas não a pratico porque a reputo de hipócrita. Acredito na frontalidade, e na agressividade se necessário, na defesa daquilo em que acreditamos. Acredito que a "diplomacia" e a delicadeza são também factores responsáveis pela mediocridade em que vegetamos.

E se isto é superioridade moral - que no meu entender não é -, pois entendam-na como tal. É-me indiferente.

Hybrid
fotomaster

inserido em: 2010-06-05 15:12 | Editar Msg | Responder |
Roupa Velha

Bacalhau típico de Natal, preparado com os restos da ceia de consoada; é um bacalhau cozido e lascado feito no tacho com batatas, couve, azeite, alhos e ovos cozidos.

Ingredientes
bacalhau demolhado - 2 postas
batatas - 1 kg
couve penca - 1 und.
ovos - 2
azeite - 2 dl
alho - 4 dentes

Utilize os restos da ceia de Natal, ou coza o bacalhau, as batatas, as couves e os ovos. Lasque o bacalhau e corte aos bocadinhos as batatas a couve e os ovos.

Leve ao lume o azeite com os dentes de alho muito picadinhos e deixe alourar. Junte depois tudo o que cortou e deixe aquecer mexendo de vez em quando.Sirva de imediato. Pode juntar uma colher de colorau ao azeite, se gostar.

Dica final: Um minuto antes de tirar do fogão, regar coom um cálice de Vinho do Porto... e mexer

Nhami nhami!!!

inserido em: 2010-06-05 15:22 | Editar Msg | Responder |
Não gosto de roupa velha... prefiro bolos de bacalhau :)

Ingredientes:

750g de bacalhau grosso
1,200kg de batatas
4 ovos
1 cebola média
1 ramo de salsa picada
pimenta q.b.

Preparação:

Cozem-se as batatas com o bacalhau. Depois de cozido, escorre-se tudo muito bem. O bacalhau limpa-se de peles e espinhas e embrulha-se num pano, fazendo uma bola, e esfrega-se e aperta-se sobre a mesa, até ficar desfeito.
As batatas, depois de escorridas, põe-se novamente na panela, onde vão ao lume para ficarem bem secas. Passam-se então pelo passe-vite.
Junta-se as batatas ao bacalhau, a cebola e a salsa, mexe-se bem e tempera-se com pimenta.
Seguidamente juntam-se os ovos e amassa-se tudo muito bem. Moldam-se os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa e fritam-se em óleo bem quente.

Bom Apetite!

Reply : António L
fotomaster

inserido em: 2010-06-05 17:07 | Editar Msg | Responder |
"Um mendigo aproxima-se de uma loira cheia de sacos de compras e diz:
- Senhora… Eu estou sem comer há quatro dias…
- Meu Deus! Como eu gostaria de ter a sua força de vontade!"

fotomaster

inserido em: 2010-06-05 18:09 | Editar Msg | Responder |
O pobre vai ao médico, e ele pergunta:
tém comido alguma coisa?
responde o pobre: não senhor doutor.
diz o médico: assim não pode ser, tém que tentar.

fotomaster

inserido em: 2010-06-06 02:25 | Editar Msg | Responder |
Aqui é mais pasteis de bacalhau..

inserido em: 2010-06-06 10:36 | Editar Msg | Responder |
Eu tanto como pastéis como bolos... venham eles q eu não discrimino qualquer um deles :)

Reply : João Ferrão

inserido em: 2010-06-07 00:17 | Editar Msg | Responder |
Vocês são do piorio, começa-se a falar em votos acaba em pasteis xD

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 01:14 | Editar Msg | Responder |
Agora lembrei-me dos brigadeiros, com chocolate, é uma maravilha.

inserido em: 2010-06-07 01:55 | Editar Msg | Responder |
Ensinaram-me uns truques p fazer uns brigadeiros à maneira... lá se vai a linha...

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 08:53 | Editar Msg | Responder |
A linha é sempre a mesma, primeiro é recta, depois arco, depois circunferência e em alguns casos elipse, ;)))))

RGallacci
fotomaster

inserido em: 2010-06-07 13:01 | Editar Msg | Responder |
Portugual lança o novo serviço por telefone,
é o Disk-Finados,
você telefona e ouve um minuto de silêncio!
----------------------------------------------------------------------------------
Era um jogo de futebol entre a Seleção Brasileira e a Seleção Portuguesa.
De repente o juiz marca uma falta na entrada da área, a favor do Brasil.
Roberto Carlos vai para a cobrança e a barreira formada está toda de costas para a bola.
* Vocês vão ficar de costas para a bola? - pergunta o juiz, estranhando a atitude
* Mas, claro! - justifica um dos jogadores.
* O senhor acha que nós vamos perder um golaço desses?
--------------------------------------------------------------------------------------------
Um português estava dirigindo em uma estrada, quando viu uma placa que dizia:
Curva Perigosa à Esquerda.
Ele não teve dúvidas:
virou à direita!
-----------------------------------------------------------
Você sabe o que dá o cruzamento de um Jumento e um Morcego?
- Um português de asa delta.
------------------------------------------------------------
Porque os portugueses usam pijama para andar de moto?
- Para fazer a curva deitado!
---------------------------------------------------------------
O português já estava cansando de ouvir rumores de que a sua mulher andava traindo-o.
Um dia resolveu tirar a limpo, comprou um revólver e chegou em casa duas horas mais cedo.
Ao dobrar a esquina, viu um homem bonito, sisudo, todo vestido de preto segurando uma Bíblia,
a poucos metros da porta de sua casa.
- De onde você está vindo?
- perguntou-lhe o português.
- Estou vindo da casa do Senhor! - responde o homem.
Então o português sacou o revólver e deu lhe três tiros!
--------------------------------------------------------------
Dois amigos se encontram.
- Ó Manuel - diz o primeiro. - Há quanto tempo!
Como anda o nosso amigo Joaquim?
- Você não sabe que desgraça aconteceu?
O Joaquim foi pego roubando ovos,
foi julgado e condenado.
E daí?
- Ele foi enforcado!
- Meu Deus, pelos ovos?!
- Não pelo pescoço!
-------------------------------------------------------------

DE BOM TAMANHO
- Manuel, você gosta de mulher com muito seio?
- Não, pra mim dois já tá bom.
SEGURANÇA
O filho do português chega pro pai e diz:
- Papai, posso ir lá fora ver o eclipse?
- Pode meu filho, mas não chegue muito perto.
SEGREDOS
O português passava em frente a um chaveiro quando viu uma placa:
" Trocam-se segredos "
Parou abruptamente, entrou na loja, olhou para os lados e cochichou para o balconista:
- Eu sou gay, e você?!
----------------------------------------------------------------
DOIS BASTAM
- Você sabe quantos portugueses são necessários para afundar um submarino?
Dois:
Um bate na porta, o outro abre!
--------------------------------------------------------

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 15:26 | Editar Msg | Responder |
Gallacci tássárriscando
:D

inserido em: 2010-06-07 19:31 | Editar Msg | Responder |
É verdade... tá sárriscando, tá ;)

Piadas deste estilo dão para os dois lados...

O brasileiro chega ao pé de um português e, discreto, pergunta-lhe ao ouvido: “Onde é que fica o mictório?” E o portugues responde: “Do outro lado.” E o brasileiro prontamente dá uma volta e pergunta no outro ouvido do português: “Onde é que fica o mictório?”

Duas brasileiras encontram-se numa discoteca,e uma delas tras um anel com uma pedra enorme,diz a outra:
-oi querida que bonito aneu...é djiamante?
Responde a outra:
-não amiga foi o marido que mi deu.

Agora uma pra vos pôr a pensar :)

uma brasileira entra numa sala e diz:
- oi!!!
o português responde:
- aca...

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 21:34 | Editar Msg | Responder |
o português é "fanhoso" ?

(a pesquisa é nossa amiga :D )

inserido em: 2010-06-07 22:16 | Editar Msg | Responder |
exactamente... ehe

Reply : Jorge C. Reis

inserido em: 2010-06-07 15:40 | Editar Msg | Responder |
SENHOR ROBERTO GALLACCI:

Vc vai ser irradiado deste site kkkkkkkkk
Nunca mais vai ter GENIAL, nem foto do mês, nem ganhar concursos kkkkkkkkk
Acabou de assinar a sua certidão de óbito kkkkkkkk

Falando sério:
Depois do encerramento do Fotopoints para onde migrou o grupo ? Só vejo aqui meia dúzia deles.
Escreva-me mensagem privada.
Abração. meu grande amigo

inserido em: 2010-06-07 23:58 | Editar Msg | Responder |
Uma brasuca chega a Portugal e vai visitar o ZOO de Lisboa ,começa a lêr as plaquinhas leão ,olha para jaula e vê o leão ,de seguida a plaquinha urso ,olha prá jaula e vê o urso,plaquinha macaco olha para dentro da jaula e confirma macaco e assim por diante ,quando lê uma plaquinha TINTA FRESCA olha prá jaula e não vê animal nenhum , começa em altos berros o TINTA FRESCA FUGUIU,o TINTA FRESCA FUGUIU

fotomaster

inserido em: 2010-06-07 20:08 | Editar Msg | Responder |
Houve um tempo em que em Portugal era necessário ter linçença para uso de isqueiro.Por esse tempo chega a Portugal um Brasileiro que, não sabendo da necessidade de possuir tal licença puxou do seu isqueiro para acender um cigarro, mesmo nas barbas de um polícia.
O Polícia vendo o gesto aproximou-se do brasileiro e, muito educadamente disse:
- Por favor, mostre-me a licença do isuqiro.
Ao que o brasileiro respondeu:
_ Licença,mais quau licença,senhor agente?
Ah, o senhor é brasileiro! Então não sabe que, aqui em Portugal, é necessário possuir licença para puder usar isqueiro?
- Mais é claro que naõ, seu agente.
Bom,nesse caso eu vou perdoar-lhe a multa, mas tenho que lhe apreender o instrumento.
- O sinhor agentxe mi desculpe,mais eu não sabia não. Mais, mesmo assim,muito obrigado sinhor agentxe, pelo perdão da multa (que era avultada, bem mais que o valor do isqueiro.
E lá continuou o nosso quirido irmão brasileiro, o seu passeio pela cidade, umpouco aborrecido com o acontecimento.
A certa altura teve vontade de mijar. Olhou em volta, sondou o ambiente e não vislumbreou nenhum wc por perto. Então, já aflito, virou-se para uma parede,no dobrar de uma esquina, meio escondido e ... aliviou-se ali mesmo. Azar. Não é que o mesmo polícia lhe aparece novamente.?
- Olha o que temos aqui. ! Novamente vc? exclamou o polícia. Pelos vistos lá pelos Brasis pode-se mijar em plena rua! Muito bem! Mas aqui não.
- O nosso irmão brasileiro, pálido como vela de estearina, olha para o polícia e com ar suplicante balbucia:
- Por favor seu agentxe! eu estava aflito e não vi nenhum banheiro por perto. Então teve que ser aqui mesmo. Mas, por favor, vc leve tudo o que quizer, me multe, me aplique a multa de maior valor. Pode até juntar a do isqueiro, mas por favor... não mi leve o instrumento...

inserido em: 2010-06-07 23:54 | Editar Msg | Responder |
O brasileiro chega ao pé de um portugues e, discreto, pergunta-lhe ao ouvido: “Onde é que fica o mictório?” E o portugues responde: “Do outro lado.” E o brasileiro prontamente dá uma volta e pergunta no outro ouvido do portugues: “Onde é que fica o mictório?

inserido em: 2010-06-08 00:26 | Editar Msg | Responder |
eh páh... já tinha escrito esta...

inserido em: 2010-06-08 00:46 | Editar Msg | Responder |
oops... n vi :banana:

Forum
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook

Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • treassency
  • arthurkig
  • jamesagode
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso

• Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2021 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.