Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar
Responder  |  Novo Tópico
AutorTopic : Genial
webmaster
fotomaster

Posts : 861
inserido em: 2006-12-21 20:01 | Editar Msg | Responder |
Peço desculpa por ser eu próprio a criar um tópico acerca das votações mas há algo que me deixa meio desapontado.

O excesso de "Geniais".
Por favor... vejo fotos que mal merecem um OK a levar meia dúzia de geniais, acham mesmo que votar genial num trabalho mediocre trás algo de bom? Só estão a enganar o próprio autor que irá ficar convencido que a sua foto é soberba.

Reparem, façam a distinção entre amizades e o gosto por certos autores aqui do canal e as votações que dão, sejam imparciais.

Pensem lá um pouco, se dão geniais a torto e a direito, quando aparece aí de vez em quando uma daquelas fotos que o merecem verdadeiramente, ficam em pé de igualdade com outras fotos que não lhe têm comparação possível.

Resumindo, guardem a votação de "Genial" apenas, única e exclusivamente para aquelas fotos que vos deixam boquiabertos, aquelas que se distinguem verdadeiramente de tudo o resto pela qualidade, originalidade, perfeição...
Senão estarão a colocar tudo no mesmo saco e isso sinceramente não era o meu objectivo quando fiz este sistema de votações.

Isto não é novidade para ninguém pois não? Tenho a certeza que muitos dos que votam genial em qql foto que por aí anda, sabem que não o deviam fazer, por isso peço-vos que pensem duas vezes e simplesmente sejam honestos e imparciais.

singra13


Posts : 127
inserido em: 2006-12-21 20:09 | Editar Msg | Responder |
ok.

Anya
fotomaster

Posts : 709
inserido em: 2006-12-21 20:10 | Editar Msg | Responder |
Pois...ja me aconteceu dar Genial, mas n ser uma foto que me deixe de queixo caido..mas muito bom tambem soa a pouco...comparado a todos os outros muito bom que dei, porque dar um bom parece que e tipo ok :s

Reply : webmaster
fotomaster


Posts : 861
inserido em: 2006-12-21 20:34 | Editar Msg | Responder |
mas não tem que parecer... dar um bom é muito diferente de dar ok.
vocês são pessoas muito complicadas :P

m i g u e l


Posts : 153
inserido em: 2006-12-21 20:29 | Editar Msg | Responder |
E se acabassem as pontuaçoes e ficassem só os comentarios? Talvez assim ate fosse melhor. Nao sei, digo eu..

AlbertoRCorreia
fotomaster

Posts : 666
inserido em: 2006-12-21 20:52 | Editar Msg | Responder |
claro que concordo com este sistema de votação e que dar genial a torto e a direito não é nada de bom, uma vez que se está a ser injusto para as fotografias realmente boas. por essa razão opto pelo muito bom e reservo o genial para aquelas que acho que o são mesmo. o problema que estou a detectar aqui e no pouco tempo que cá estou, é que há quem fique aborrecido com votação abaixo de genial coisa que me pareceu não existir quando me registei, mas enfim parece que isto de "ralhar" com votação abaixo do máximo é comum em todos os sites de fotografia. por mim podem votar mesmo negativo, apenas peço que apontem os erros para que os possa corrigir no futuro. como estou de acordo com esta proposta, vamos lá comentar honestamente e de certo que todos vamos melhorar um pouco mais.

Lu


Posts : 134
inserido em: 2006-12-21 20:55 | Editar Msg | Responder |
Não discordo de todo com o "mnp". Basta olhar para aquele caso do membro Florzinha/Laurinda, cujas imagens eram um autêntico album de fotografias de trazer na gaveta e, no entanto, tinha imensos geniais ... porquê?

/me abana a cabeça.



Reply : Suicide



Posts : 52
inserido em: 2006-12-21 21:29 | Editar Msg | Responder |
Falou e disse...!

fábio gomes


Posts : 30
inserido em: 2006-12-21 21:13 | Editar Msg | Responder |
Genial!

efe
2much3time

Posts : 2158
inserido em: 2006-12-21 21:40 | Editar Msg | Responder |
praticamente só pontuo com Muito Bom, se fosse pontuar honestamente, e considerando a escala que tenho à disposição acho que não só deixavam de me comentar (nos fóruns é mais importante que nas fotos) como ainda abriam mais uns tantos fóruns para protestar contra a diminuição da "média" de pontuações. Não conheço nenhum site onde o sistema de pontuações funcione correctamente. E isso tem a ver com a motivação das pessoas, ora o que nos motiva, quando procuramos "pontos" é, essencialmente, alimentar o ego (o que é coisa natural). Sabendo-se que o Ego mantém estreita relação com outros ID's do bixo macaco, facilmente se conclui que navegamos sempre em mar revolto.
Por mim, é tudo muito natural. Mas como não atribuo nenhuma importância ao sistema de pontuação entendo que o mesmo não deve comprometer aquilo que acho mais importante num site (em qualquer site) e que é o convívio entre as pessoas.

E a Fotografia nunca será mais do que um simples pretexto para aqui estar.

Reply : AlbertoRCorreia
fotomaster


Posts : 666
inserido em: 2006-12-22 11:45 | Editar Msg | Responder |
opá comigo estás á vontade para dares a nota que achares justa, porque até te agradeço, só te peço que me apontes os erros.

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-22 13:05 | Editar Msg | Responder |
concordo com o Beto nao quero que votes em alguma foto minha com Muito bom se nao gostas :)

antonio matias
2much3time

Posts : 2654
inserido em: 2006-12-21 22:45 | Editar Msg | Responder |
A tua preocupação, talvez seja melhor interpretada, uma vez que és o "manda-chuva". Não deixa no entanto de ser "interessante" verificar que essa preocupação, já foi referida por outros e por mim; na altura, olharam de soslaio para esta postura, agora talvez compreendam que afinal não estamos maluquinhos de todo.

Independentemente de eu achar que não há (nem nunca vai haver) nenhum sistema de pontuação perfeito, o que é um facto é que, a existir, (e enquanto não for retirado) é algo que faz parte das regras do jogo. É preciso saber jogar com ele. E jogar, neste caso, para uns pode ter um sentido apenas "lúdico" (o meu caso, já que não ligo patavina a isso) ou "pseudopedagógico" ou "amaciador de egos", o que, como o neo refere, é altamente prejudicial para quem os recebe. E para quem os dá em demasia. No primeiro caso, porque o convence que nada mais haverá a melhorar e no segundo porque em muitos casos - refiro-me naturalmente a quem os dá "às rajadas de metrelhadora", só prova que não percebe mesmo um boi disto. Desculpem a grosseria, mas é mesmo assim. Um tipo que só dá geniais, ou se está a borrifar, ou está à espera que lhe façam o mesmo, ou então tem plena consciencia que é a única maneira de receber a mesma coisa por "questões de simpatia", de onde se resume, que por mais que fotografe, fale, diga coisas, estrebuche ou ainda se sinta orgulhoso por ter 1459 fotos na galeria, tem o condão de "fazer arte" só por apontar a máquina. Errado. Só prova mesmo que não percebe patavina do que faz ou diz.

Se o objectivo principal do site é separar o trigo do joio, esta funcionalidade deve ser tomada com conta, peso e medida e não usada de qualquer maneira. Tenho fotos "favoritas" a quem dei apenas "Muito bom" e não foi por isso que as deixei de "preferir".

Usem mais o bom senso e deixem-se de "mariquices". às vezes até dá a sensação que estão a dar "geniais" como quem "bate côros". :D

Leo Terra


Posts : 22
inserido em: 2006-12-21 23:33 | Editar Msg | Responder |
Particularmente eu acho que o sistema de votação não é legal, assim como o sistema de comentário forçado, acho que o comentário tem que ser expontâneo e construtivo e o voto é irrelevante, já vi acontecer comentários do tipo Gosto ou Não gosto, isso não adiciona nada, é melhor não tecer esse tipo de comentários que não passam de perda de tempo.
Por incrível que pareça, o que mais gosto no site é o negócio da foto favorita, esse sim demonstra que a pessoa admirou o trabalho apresentado, a ponto de adicionar a foto como sua favorita.
Essa é minha opinião sobre o tema.


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-22 00:42 | Editar Msg | Responder |
Curta mas com muito substracto! Assino essa ideia!

Hugo Campos


Posts : 146
inserido em: 2006-12-21 23:51 | Editar Msg | Responder |
Eu gosto do sistema de votacao mas nao gosto do facto de os comentarios serem obrigatorios. Muitas vezes vejo uma foto e quero comenta-la mas nao sei bem porque gostei ou nao dela e vejo obrigado a dizer gostei ou nao gostei no comentario. Outra razao pela qual nao gosto dos comentarios obrigatorios e' o facto de eu achar que nao se aprende nada com comentarios.
Em relacao aos geniais aqui no site, parece-me que isto funciona por 'graxa'. Se queres ter boas pontuacoes das-me boas pontuacoes. E' quase impossivel dar negativos e nao ter varias pessoas a refilarem ou mesmo a postar topicos no forum sobre isso. Se existem negativos sao para ser dados. Se eu nao gosto de uma foto ou dou OK ou Negativo, ponto!
Acho que os membros deste site deveriam fazer o mesmo. Se nao gostam de uma foto dem Negativo. Se nao gostam mas tambem nao desgostam dem ok. Se gostam mas pouco votem bom. Se adoram a foto votem muito bom. Finalmente so dem geniais se as fotos vos deixam, como o neo disse, boquiabertos.

Dawnscape


Posts : 183
inserido em: 2006-12-22 00:29 | Editar Msg | Responder |
Eu pessoalmente sigo esse raciocinio de não dar geniais à toa, mas acho que 3 niveis positivos é pouco para se distinguir entre umas e outras. Acho que a escala de 1 a 10 ou 1 a 20 permitia mais rigor na pontuação. Desde que não fosse dar só pontuações máximas também...

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-22 00:42 | Editar Msg | Responder |
1 a 10? 1 a 20?
Para complicação já basta o que há!

Até acho que isto devia ser de 0 a 1 (gosto/não gosto) e acabavam metade das celeumas!

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-22 09:41 | Editar Msg | Responder |
Minha boa gente, nao compliquem....

negativo - nao gosto
ok - assim assim...
bom - gosto mas podia estar melhor
muito bom - gosto bastante
genial - divinal, perfeito

ele esta simples, basta agora pormos em pratica

Reply : BlacKMiaU
fotomaster


Posts : 351
inserido em: 2006-12-24 01:43 | Editar Msg | Responder |
Assino por baixo maninha ^^,

Reply : efe
2much3time


Posts : 2158
inserido em: 2006-12-22 10:26 | Editar Msg | Responder |
Lembras-te do foto@pt? o Tiago chegou a receber telefonemas de gajos que pretendiam marcar, através dele, um rendez-vous com outros para resolverem ao murro situações de críticas a fotos.
hehehe

Ainda era o melhor que o foto@pt tinha. A denúncia da pobreza de espírito que campeia por este povo.

Alexa F.J.


Posts : 35
inserido em: 2006-12-22 09:46 | Editar Msg | Responder |
E que tal voltar à escala de 0 a 10, em vez de negativo a genial?

Reply : Thiago



Posts : 37
inserido em: 2006-12-23 14:32 | Editar Msg | Responder |
Interessante

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-22 10:22 | Editar Msg | Responder |
assim tipo "de 0 positivo a 10 positivo"?

Thiago


Posts : 37
inserido em: 2006-12-24 00:32 | Editar Msg | Responder |
http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/32376/

Desculpe-me o autor mas isso nem fotografia é e ainda ta como Genial....
Tenha a santa paciência, nao acham?

BlacKMiaU
fotomaster

Posts : 351
inserido em: 2006-12-24 01:49 | Editar Msg | Responder |
Boss, prometo xer + meticulosa n pontuação mas axo k Gosto/Ñ Gosto seria + directo...uma pexoa ñ tinha d penxar tanto e n comentário dp seria uma justificação Gosto pk....ou Ñ Gosto pk...

Ou criar 3 niveis:
1- dedica-t à pesca ou melhora
2- Falta-t um cadinho axim
3- Tu tas lá

Boas festas ^^,

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-24 11:27 | Editar Msg | Responder |
LOLOL
isso havia de dar MT confusao...lololol

Reply : BlacKMiaU
fotomaster


Posts : 351
inserido em: 2006-12-24 23:16 | Editar Msg | Responder |
mas confessa lá s ñ era GIRO???
ihihihi

Reply : caiado
2much3time


Posts : 1051
inserido em: 2006-12-28 16:53 | Editar Msg | Responder |
bom escalonamento de levels. na versão Hard seria:
1-pára de te submeteres a testes cieníficos ao cérebro
2-já se vai parecendo com fotografia
3-baza, não tás aki a fazer nada

Reply : BlacKMiaU
fotomaster


Posts : 351
inserido em: 2006-12-28 17:08 | Editar Msg | Responder |
Era tão fixe!!!

Reply : BlacKMiaU
fotomaster


Posts : 351
inserido em: 2006-12-29 00:22 | Editar Msg | Responder |
ahahahahahahaha demais ^^,

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-29 09:29 | Editar Msg | Responder |
hehehehehe
esta gente.... =)

antonio matias
2much3time

Posts : 2654
inserido em: 2006-12-24 12:43 | Editar Msg | Responder |
Há um outro bom remédio...

Parece que há malta aqui que tem o "Genial" por defeito no site. Qualquer coisa que lhe apareça na frente dos olhos é genial... não sei se por fotografarem menos do que aquilo, se por simpatia, ou se por medo de apanharem uns calduços se não o fizerem.

Crias um chart com as votações de cada um e ages em conformidade. Por exemplo, através de "coimas" no próprio site. Tipo: "Dás muitos geniais? - Inseres menos fotos por semana", ou "justifica-os", ou mesmo "vai aprender a observar primeiro e depois vem para aqui comentar"...

Uma coisa que vejo, é que em alguns casos o genial usa-se para congratular alguem por uma mensagem que ela quis dar. Agora, p/ex... Qualquer mensagem de Boas Festas é "genial" porque é chato dar menos do que isso e como o espírito natalício (só) reina neste mês, o meu genial é para agradecer o que nos desejam, não para avaliar a foto/outra coisa qualquer que nos mostram.

Ando aí numa "troca de mimos" com um sujeito que se insurgiu por lhe ter dado um "OK". Ao que parece fui o único a dar-lhe um OK, no meio de uma percentagem maluca de "geniais", e outra (quase a restante) de "Muito Bom". Parece que o meu OK destoa do resto, e isso "intriga" o seu autor... "Como é que é possível que toda a gente me dê notas boas e tu me dás uma nota de chacha? Gostava de compreender isso...". E a foto nem é nada por aí além (no meu ponto de vista) mas se o é nos outros... coisa que desconfio que seja - o problema já não é meu. Esta malta que leva geniais em barda e que se convence que está no bom caminho, tem um bom remédio... coloquem os mesmos trabalhos no ALTfotos ou no PhotoBlink e depois veremos quem é que é o mau da fita... eu ou os outros... ou o próprio autor.

Por estas e por outras é que acho que isto precisa de um abanão forte e urgente. O sistema de votação é um pau de dois bicos. Se se o usa com calma, caem-nos em cima porque "não vemos bem"; se o contrário, também se dá na tarraqueta pelos mesmos motivos. Portanto... dá a entender que o que motiva mais aqui a malta são os votos e não a mostra de trabalhos.

Reply : nair
fotomaster


Posts : 481
inserido em: 2006-12-24 15:36 | Editar Msg | Responder |
concordo que é no observar que se aprende alguma coisa, e não me estou a referir apenas às fotos, refiro-me igualmente às atitudes das pessoas..

infelizmente tenho observado algumas coisas que me tem deixado um pouco desapontada e até mesmo um pouco triste, mas enfim...



Reply : nair
fotomaster


Posts : 481
inserido em: 2006-12-24 17:06 | Editar Msg | Responder |
são apenas pequenos promenores, mas que para mim tem alguma importância..
tal como ja disse o efe (salvo erro), o mais importante é o convivio, a fotografia é apenas um pretexto!!!


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-24 23:48 | Editar Msg | Responder |
permite-me acrescentar o seguinte:
se as pessoas virem o acto de fotografar como um acto de gozo ou de prazer - afinal é de um hobby que se trata, não de uma "obrigação" - os problemas desaparecem. metade do sentido de auto-crítica estará presente se as pessoas tiverem essa noção. tudo o resto é comentário. ;)

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-25 10:25 | Editar Msg | Responder |
para mim e apenas como gozo
Claro que tento fazer o melhor que consigo, mas nem sempre, ate porque a preguiça fala mais alto hehehe :P
Acho que o mal é mesmo nao levarem isto na desportiva...:|

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-25 10:28 | Editar Msg | Responder |
quando fazes uma coisa que gostas, tenta sempre fazer o melhor que possas, não o que consigas. ;)

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2006-12-25 13:25 | Editar Msg | Responder |
sim, ate porque normalmente nunca sai nada de jeito lolol =)

Reply : Suicide



Posts : 52
inserido em: 2006-12-24 15:07 | Editar Msg | Responder |
Hurrey *clap clap*

Mario Tex


Posts : 19
inserido em: 2006-12-27 10:52 | Editar Msg | Responder |
Passo a citar dois membros deste canalfoto:-" ...por mim podem votar mesmo negativo, apenas peço que apontem os erros para que os possa corrigir no futuro"( Beto).;-"Por incrível que pareça, o que mais gosto no site é o negócio da foto favorita, esse sim demonstra que a pessoa admirou o trabalho apresentado, a ponto de adicionar a foto como sua favorita".( Leo Terra).
Deixo aqui a mesma opiniao, congratulando-me ao mesmo tempo por, tambem( uma vez que nao sou o unico, felismente),em nao depender dos geniais para alimentar o meu ego, importante pois, alem da participaçao, opinioes fundamentadas ou comentarios que nos ajudam a melhorar e nao a estupidificar.

Resumindo, cada um faz o que entende, sejam quais form as regras.
As regras existem, devem ser para cumprir para podermos " conviver" civilizadamente, mas como "devem" e nao sao de "obriga", cada um faz o que quer.

O que se pede aqui nao é que as pessoas votem muitos ou poucos geniais ou negativos, o que se pedem e, como diz o neo, "...pensem duas vezes e simplesmente sejam honestos e imparciais".

Mas claro que isto é um apelo a todos os membros, quem quer cumpre quem nao quer nao cumpre.
Só é pena é que determinados membros andam aqui, talvez quem sabe, para avacalhar o sistema, para canibalizar o proximo e vender a propria mae se isso se tornar rentavel.

Pessoal, vamos a fazer o que a consciencia nos mandar ( no caminho do respeito por cada um de nos).

Faço agora um apelo ao neo que feche de imediato este topico, pois o mesmo, ja esta de longe bem esclerecido, e todos ao molho e fe na consciencia...fiquem bem...portem-se...





Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2006-12-27 19:23 | Editar Msg | Responder |
És um pouco convencido, não és?

Disseste o que havia a dizer e "apelas a que o Neo FECHE o tópico"??? Porquê???

Ah... deve ser por causa dos papões que vendem as mamãs e criam vacas...

E quanto ao "canibalizar"... eu prefito "canibalizar" o pessoal do sexo feminino... tu, não sei... olha... deixa ao critério de cada um :D

webmaster
fotomaster

Posts : 861
inserido em: 2007-07-29 22:07 | Editar Msg | Responder |
Leiam novamente o primeiro post, esta história de geniais dados à toa continua.
Se este comportamento não mudar irei alterar o sistema de votação para algo menos democrático.
Sejam isentos e rigorosos na votação que atribuem, só assim poderemos ter uma verdadeira distinção e correcta avaliação de todas as fotos.

Reply : - pedro soares -
fotomaster


Posts : 597
inserido em: 2007-07-29 23:03 | Editar Msg | Responder |
Mas Neo, os votos só interessam para atribuição das fotos do mês, não é?!

Não precisas preocupar-te, porque são sempre eleitas as melhores fotos de cada mês. Certo?

Tá óptimo assim.

Reply : webmaster
fotomaster


Posts : 861
inserido em: 2007-07-29 23:50 | Editar Msg | Responder |
não, interessa para que se possa distinguir as melhores fotos no site, ordenando usando filtros.

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-07-29 23:48 | Editar Msg | Responder |
sábias palavras

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-07-29 23:50 | Editar Msg | Responder |
resolvias isto de duas formas...

- acabavas com os "votos"

- facultarias a hipótese do pessoal além de votar, decidir se os votos dos outros tinham cabimento ou não.

é que sei dum tipo cá dentro (pelo menos um) que vê genialidade em tudo...

Reply : alvaro cordeiro



Posts : 17
inserido em: 2007-08-01 17:00 | Editar Msg | Responder |
Concordo em absoluto.Um abraço!

Reply : alvaro cordeiro



Posts : 17
inserido em: 2007-08-01 17:03 | Editar Msg | Responder |
Concordo em absoluto.Um abraço!

Eneas Lencina


Posts : 7
inserido em: 2007-07-29 22:44 | Editar Msg | Responder |
Acho isso uma verdade... para resolver derepente uma pontuação de 0-10 oq achas... ou então os 3 modos existentes genial/muito bom/bom com 0-5 para cada modo o que facilitaria uma pontuação bem precisa... ai teríamos facilidade em escolher sub-níveis... se bem que é algo bem subjetivo dar uma nota a uma foto...


Raphael Pensativo


Posts : 21
inserido em: 2007-07-29 23:27 | Editar Msg | Responder |
Julgo que o problema começa exactamente na designação (GENIAL)... Sinceramente, acho que quem produz algo de GENIAL, (no caso fotografia), não submete o seu trabalho em sites deste tipo! Sujeitando-se a "retaliações", ou a birras pessoais... A avaliação aqui, como em qualquer site do género, é uma questão extremamente complexa e pertinente! Obviamente que a questão do gosto pessoal de cada um é diferente! Mas, às vezes (muitas), há casos de pura injustiça, por uma palavra fora do lugar, por uma cor que devia ser outra...enfim! Ou se cai em graça ou... Aqui não é excepção: quem mais vota, mais votos tem! Quem não vota GENIAL, nunca terá grandes hipóteses! E é exactamente aí que começa o "meu problema" com este site, porque muitas vezes não me apetece votar GENIAL, mas não me resta alternativa!... Sei que terei a resposta pronta! E tenho a consciência que o mesmo se passará em relação a muitos outros! Podem bater à vontade, mas dizer o contrário é hipocrisia (haverá excepções, naturalmente...)! Gostaria de sugerir uma alternativa a este sistema de votação, mas infelizmente não a encontro... Portanto, isto não passa de um desabafo!

Reply : Raphael Pensativo



Posts : 21
inserido em: 2007-07-29 23:37 | Editar Msg | Responder |
Ah! Faltou dizer que também não acho as minhas fotos geniais...

Reply : webmaster
fotomaster


Posts : 861
inserido em: 2007-07-30 00:07 | Editar Msg | Responder |
o genial é para quase nunca ser usado, é isso mesmo, daí ter escolhido este termo.

webmaster
fotomaster

Posts : 861
inserido em: 2007-07-30 00:10 | Editar Msg | Responder |
É muito simples, se eu continuar a ver votos "geniais" à toa por amizades e comportamentos desse género, ou para dar pontos a certos membros, irei fazer com que a votação atribuída por essas pessoas não tenha relevância para o site, nem contará para os pontos de ninguém, além disso removerei todos os votos anteriores dessas pessoas.

Reply : efe
2much3time


Posts : 2158
inserido em: 2007-07-30 01:12 | Editar Msg | Responder |
e se os votos ficassem anónimos? só quem atribuiu o voto é que o pode ver?! nem quem recebe nem os outros poderiam ver os votos.

não sei, não tenho experiência desta coisa de votos, noutros sites. já nem me lembro se o foto@pt tinha votos.

Reply : webmaster
fotomaster


Posts : 861
inserido em: 2007-07-30 02:11 | Editar Msg | Responder |
No inicio deste site, os votos eram anónimos mas toda a gente reclamou, eu insisti sempre que fossem anónimos... até que acabei por mudar porque 99% dos membros queriam, no entanto criei um sistema de pontos.
O que irei fazer se for necessário é mesmo atribuir um rank diferente a certos membros que eu escolha por serem isentos, rigorosos e que mostrem ter mente aberta e só esses votos irão contar para alguma coisa, será uma espécie de juri.

Reply : Dawnscape



Posts : 183
inserido em: 2007-07-30 15:20 | Editar Msg | Responder |
Isso é que era de nível! Escolher de entre os entendidos na matéria, um júri. E só esses poderiam votar, ou melhor, ter uma percentagem de voto muito mais significativa. Os outros utilizadores teriam que explicar muito bem a razão do voto. Esse júri, tendo disponibilidade e paciência para isso, deveria até era fazer uma pré-selecção das fotos a serem colocadas nas galerias e a voto.
Mas para isso, é preciso que se saiba escolher o júri e que este esteja disposto a esse tipo de funções. É preciso gosto e disponibilidade.

A acompanhar estas medidas, uma mudança na escala do sistema de pontuação para 1-10 ou 1-20.

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2007-07-30 18:50 | Editar Msg | Responder |
n concordo com o fazer um grupo de juris, mas se calhar é mesmo a unica hipotesse... :(

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2007-07-30 18:51 | Editar Msg | Responder |
infelizmente também é verdade, vejo por aqui muita foto que só tem sentido no hi5 mesmo..

Reply : webmaster
fotomaster


Posts : 861
inserido em: 2007-07-30 21:00 | Editar Msg | Responder |
e pior ainda é certas pessoas lhes darem nota máxima

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2007-07-31 17:27 | Editar Msg | Responder |
not me.... :P

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-07-30 19:27 | Editar Msg | Responder |
o maior problema nestes sites, é que, quem dá geniais é um tipo porreiro. quem não os dá, é uma besta. passes pelos sites que passares, é sempre assim.

cá dentro, ligo mais aos comentários e há muito que me deixei de preocupar com a "média" dos votos que fazem. comentar é sempre melhor - conquanto que se evitem os (...) ;) - do que classificar. neste aspecto está mais que provado que ninguém sabe muito bem o que vota.

às vezes já é difícil perceber o que dizem, quanto mais o que acham que a foto merece :P

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-07-30 22:47 | Editar Msg | Responder |
isso é que vale realmente a pena!
se há coisa que este site tem de bom, é o facto de poder haver sempre "resposta-e contra-resposta", embora óbviamente por diversas razões, se calhar é uma funcionalidade pouco ou nada aproveitada para se conseguir uma conversa mais técnica. mas já estou como tu: nem ligo puto aos votos...

Reply : Dawnscape



Posts : 183
inserido em: 2007-07-30 15:14 | Editar Msg | Responder |
Se removeres os votos anteriores de quem dá sempre genial, a média de quem cá põe fotos vem por aí abaixo. E finalmente passa a haver algum sentido nessa questão.

Reply : Neso
fotomaster


Posts : 507
inserido em: 2007-08-01 09:36 | Editar Msg | Responder |
Só uma ideia... não sei se valerá a pena ou não...

Altera a designação "Genial" para "Excelente", e coloca o "Genial" acima do "Excelente" (crias mais um nivel de votação). Depois tens duas alternativas, ou somente os 3 primeiros classificados poderam votar "Genial" nesse mês, ou atribuias um nº de "Geniais" a cada utilizador, de acordo com a pontuação CanalFoto, e aí todos tinham que controloar os "Geniais" atribuidos.
Não sei se me fiz entender... Penso que ajudaria a controlar o excesso de "Geniais"... Penso eu de que!!!

Dani !!


Posts : 133
inserido em: 2007-07-31 15:03 | Editar Msg | Responder |
Muitas vezes dou Genias porque acho que dar algo mais abaixo é pouco...

Mas também acho que de vez em quando não são só os Genias os maus da fita, hão certos menbros que numa foto de genial gostam de pôr lá a sua PEGADA negativa...!

;)

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-07-31 19:07 | Editar Msg | Responder |
porque hão de ser "maus da fita"?
uma pegada negativa num ror de geniais significa que quem a deu é um "mau da fita"?

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2007-08-01 08:48 | Editar Msg | Responder |
Vira o disco e toca o mesmo.A conversa do costume.Vai dar ao mesmo o costume.Juri sim acho que sim,onde está?Ou será que alguem que perceba de fotografia vai perder tempo com coisas dessas(tenham dó).Ninguem se vai prestar a esses papeis e ainda por cima na carolice.Ninguem ta afim de comprar guerras( e receber mails insultoosos),como ninguem tambem ta afim de aceitar criticas(quem é este gajo,quem se julga ele que é).Meus amigos não ha volta a dar-lhe.Estes sites são assim mesmo.Mas ja agora ainda ninguem se lembrou de um ponto simples e que pode fazer a diferença,a Arte é subjectiva.O que pra mim pode ser uma obra de arte pro vizinho do lado pode ser a pior cagada da história. :) Não tentem impingir os vossos conceitos aos outros.Ainda por mais em sites em que a cultura fotografica(ou artistica ou de Arte) não é alta.Por isso embora pra mim me seja indiferente o que o Neo decidir.Não acho correcto o que ele sugere.As regras devem ser iguais pra todos.E não subverter ao conceito dele ou de uns amigos de arte duvidosa.Mas isso como digo pra mim é indiferente nunca liguei aos votos,nem concursos alias nunca coloquei fotos a tal.
O mais sensato é acabar com a votação,ou então deixar as coisas iguais pra todos.Senão o que muda são apenas as moscas(e perde-se a democracia) o cheiro é o mesmo.Não tentem fazer destes sites o que eles não podem ser.Estes sites são amadores e a principal percentagem nem pra album de familia as fotos servem(atenção existem muitas galerias de qualidade tb).Quanto aos geniais se eles existem porque não se podem usar...senão acabem com eles.O que estes sites deveriam fazer seria, se pretenderem ter um nivel mais elevado,selecionem os membros(aqui é que a porca torce o rabo)através de portfolio.Ou aprovação das fotos que entram.Pois isso aí agora...provavelmente ficariam ás moscas.Isto é ciclico e por mais que se faça não sai do mesmo.....Serão sempre grupos de amigos e se eu quero ter 100 comentarios e geniais perco tempo a comentar 110 fotos(eles retribuem),simples e facil o resto é fantasia pura...Acho piada quando dizem que estão aqui pra aprender :) e que aprenderam imenso nestes sites :)Quem quer aprender frequenta cursos,workshops,exposições,vê revistas de qualidade etc,não vem aprender aqui o q quer que seja e isto porque ninguem tb vem pra aqui pra ensinar seja o que for,Até porque tb ninguem esta aqui pra aprender....mas pra ter uma galeria online pra mostrar aos amigos,e inflamar o ego com os comentarios ás fotos.Atrás de um P/C e só...deve dar um consolo ler ,*****,genial,obra de arte,excelente etc....

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2007-08-01 10:10 | Editar Msg | Responder |
autch...até a mim me doeu...
bem...eu devo dizer que ja aprendi algumas coisinhas aqui...ou com pessoas daqui..por exemplo com o efe...volta e meia ele dá-me dicas, e ajuda-me. Mas devo confessar que tens de certo modo razão, as pessoas expõem aqui as fotografias para aumentar um pouco o ego, mas fazemos isso um pouco em tudo na vida. Não tenho problemas em que digam que não gostam de uma fotografia minha, até porque não as considero arte, nem tão pouco lá perto. Não preciso sequer que me expliquem o porquê de não gostarem, pois por vezes eu també, não gosto de algo e não sei explicar, simplesmente pode não me dizer nada.
Quanto aos geniais, eu dou quando olho para a fotografia e sinto algo, quando esta mexe comigo.

Reply : RGallacci
fotomaster


Posts : 401
inserido em: 2007-08-01 11:41 | Editar Msg | Responder |
ESCREVEU MUITO BEM ANTÒNIO ASSINO EMBAIXO SEM TIRAR UMA UNICA PALAVRA OU PONTO.
DEIXEM DE SE PORTAR COM OS GENIAIS E COMENTARIOS QUE AS PESSOAS FAZEM DAS FOTOS DOS OUTROS,PAREM DE POLICIAR A GALINHA DO VIZINHO E CUIDEM DE SEU PROPRIO GALINHEIRO AUMENTENDO A QUALIDADE E NIVEL DE SUA PROPRIA CRIAÇAO.

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-01 12:08 | Editar Msg | Responder |
na "mouche"!

Reply : goduicas



Posts : 190
inserido em: 2007-08-01 18:22 | Editar Msg | Responder |
hehehe

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2007-08-01 13:21 | Editar Msg | Responder |
:)

Reply : Dani !!



Posts : 133
inserido em: 2007-08-01 13:56 | Editar Msg | Responder |
:P :) :P :) :P :) :P :) :P :) :P :) :P :) :P :)

Aurora


Posts : 7
inserido em: 2007-08-01 15:53 | Editar Msg | Responder |
Bem, também vou dar a minha opinião. foram-me atribuídos alguns "geniais" que eu penso não merecer... mas a escala é curta.
A minha proposta é que se faça com nas provas de aferição dos miúdos:
A-Muito bom (5)
B - bom (4)
C - Suficiente (3)
D - Insuficiente (2)
E - mau (1)

Dá para todos os gostos...

Reply : - pedro soares -
fotomaster


Posts : 597
inserido em: 2007-08-01 21:28 | Editar Msg | Responder |
Os nomes que se lhe dá não são relevantes, continuam a ser 5 escalões. A única diferença seria que a designação "Genial" (algo muito exagerado para os trabalhos que normalmente circulam nestes sites) deixava de existir.

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-01 22:04 | Editar Msg | Responder |
desculpem-me, mas acabavam-se de vez com a treta das pontuações. isso é coisa que não cabe na cabeça de ninguém: é como ir a uma exposição de pintura e entre vários artistas presentes ouvir qualquer coisa como "acho este trabalho, mais ou menos, ok, genial, etc e portanto dou 3, 4, 6"

a sensação que fica é um pouco como ser-se avaliado por tudo o que se faz.

-"hoje portei-me bem! mereço um 5! o que acham?"

-"pá... não ajudaste a velhinha a atravessar a estrada, toma lá um 2!"
-"discordo! a velha nem sequer pediu para atravessar. dou-te 5!"
-"pelo sim pelo não, levas um 3! ela nem barafustou por a teres ajudado"

pessoalmente já me bastam as avaliações que tenho de fazer diariamente ao meu comportamento, ou estar "condenado" aos julgamentos que fazem à minha pessoa. se faço isto bem ou mal, se me comporto como deve ser, se me falhou alguma coisa...
...mas são julgamentos que deixo para mim próprio. e se mos fizerem, fazem-mos "por extenso" e "em prosa"; nunca através de números.

acho que o site, qualquer site, só teria a ganhar com apenas comentários. o resto é pura "estatística". todos dizem que acham que uma foto "genial" e depois caem na "redundância" de reforçar o que foi escrito com o "voto"; ou que acham que a foto está "nem sim, nem sopas" e a seguir metem um "ok".

Reply : Neso
fotomaster


Posts : 507
inserido em: 2007-08-02 08:44 | Editar Msg | Responder |
Concordo plenamente contigo José!
A mim o que me leva a fotografar, é registar "aquele momento", para depois o poder partilhar... penso que seja +- o que nos motiva a todos. De que serve tirar fotos se não as partilhamos?
Já vi muitos sites de fotos, mas para mim este é o melhor, pode não ser o melhor no que diz respeito à qualidade das mesmas, mas no que diz respeito à partilha, ao convivio... é o melhor sim.

Pessoal... esqueçam as votações... partilhem os vossos momentos...

Abraço.


Reply : Domingos



Posts : 184
inserido em: 2007-08-07 00:23 | Editar Msg | Responder |
Também concordo, uma foto é um momento e pode ser partilhado com todos :)

efe
2much3time

Posts : 2158
inserido em: 2007-08-01 23:28 | Editar Msg | Responder |
Eu preferia era a opção de desligar o voto. Não permitia votos nas minhas fotos. Apenas os comentários. E também a opção de comentar fotos sem votar. Como opção, claro.

Reply : efe
2much3time


Posts : 2158
inserido em: 2007-08-02 13:44 | Editar Msg | Responder |
Claro que o ideal, mesmo, era não colocarem aqui a porcaria de fotos que andam a fazer. Façam desenhos, ora!

Escrevam! Poemas, cartas de amor. Folhetins proibidos. Novelas abrasadoras. Romances de faca e alguidar...

:S

pensando melhor... continuem a fotografar.


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-02 00:01 | Editar Msg | Responder |
onde assino?

Reply : - pedro soares -
fotomaster


Posts : 597
inserido em: 2007-08-02 00:57 | Editar Msg | Responder |
Matias, depois passa a caneta, que hoje não trouxe.

Reply : godric nazka
2much3time


Posts : 1756
inserido em: 2007-08-02 08:59 | Editar Msg | Responder |
devia mas é ser obrigado votar e comentar sempre que se abre uma foto, o voto podia ser anónimo

Reply : godric nazka
2much3time


Posts : 1756
inserido em: 2007-08-02 09:03 | Editar Msg | Responder |
ou as fotos durante um mês eram todas anónimas

Reply : Neso
fotomaster


Posts : 507
inserido em: 2007-08-02 09:12 | Editar Msg | Responder |
Tb Concordo com isso! Só depois de elegida a foto do Mês se conhecia as votações.

Reply : Rosí



Posts : 116
inserido em: 2007-08-02 17:30 | Editar Msg | Responder |
não sou favoravel a anônimato. Penso que podemos agir como adultos que somos e com os critérios do bom senso, sinceridade e principalmente respeito a cada um. As avaliações são favoráveis quando bem conduzidas.

Reply : Anya
fotomaster


Posts : 709
inserido em: 2007-08-02 10:19 | Editar Msg | Responder |
tinhas que vir tu, com esse ar de importante e genial, para dar uma ideia boa ne??

poxas...nao deixas passar uma =)

Reply : Rosí



Posts : 116
inserido em: 2007-08-02 17:25 | Editar Msg | Responder |
Concordo contigo. Tenho solicitado a alguns que comentam minhas votos o que se deve melhorar conforme comentário. Este procedimento tende a melhorar minhas fotos. Também dá oportunidade de conhecer em que situação foi feita a foto. Muitas vezes estas ponderações e comentários tornam "mais humano" não é um simples click.

Reply : Lu



Posts : 134
inserido em: 2007-08-03 11:04 | Editar Msg | Responder |
Também subscrevo.

Ricardo Costa
fotomaster

Posts : 511
inserido em: 2007-08-02 19:18 | Editar Msg | Responder |
O velho problema...

Eu ouvi dizer que alguem "descobriu" o sistema ideal, e que resolveu criar um site ou portal para dar a conhecer tal descoberta, e mais algumas, mas talvez sejam apenas rumores...

Isto de estar num site é como tudo na vida!
Todos os teus familiares te dizem se gostam ou quanto gostam de ti? Ou no trabalho? etc...

Até ver, todos os sistemas não valem um chavo, por isso todos são porreiros...

Fui.

Hugo Costa


Posts : 23
inserido em: 2007-08-03 08:25 | Editar Msg | Responder |
Ralmente não sei porque dão tanta importancia a ás votações.... Estamos aqui para mostrar fotografias... o nosso mundo... a nossa visão.. que tal começarem a divertirem-se mais??? Para mim o mais importante são os comentários... acho que podemos sempre aprender alguma coisa (quando estes têm conteúdo para tal).

É Verão... relaxem.....´

Um abraço

Reply : Lu



Posts : 134
inserido em: 2007-08-03 11:14 | Editar Msg | Responder |
Com posições assim na onda do "relax..deixem andar e não se preocupem" é que não se chega a lado nenhum.



Reply : Hugo Costa



Posts : 23
inserido em: 2007-08-03 11:38 | Editar Msg | Responder |
Que pretendes fazer ??? mudar a consciencia das pessoas??? Penso que aqui grande parte são adultos que sabem o que fazem... e eu voto como quero e pretendo.... seja pela qualidade seja pelo que a fotografia me transmite... Agora passarem o tempo todo a "bater no ceguinho" é que não vale a pena.
Na minha opinião acho o site bem mais funcional que o olhares.com, a ideia de se ter que comentar e votar (obrigatóriamente ambos) é o ideal. Agora se dão o "Genial" por simpatia... isso eu condeno.

Em relação ao "relax" existe muita gente por aí com falta de "relax" e que levam as coisas tão a sério que perdem os bons momentos da vida e os bons "click's" :)



Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-03 12:13 | Editar Msg | Responder |
(...)"Agora se dão o "Genial" por simpatia...

http://www.canalfoto.org/galeria/ver_foto/foto_id/44796/cat_id/0/

Ó pá! Está bem que sejam "casados", mas é escusado este tipo de "bajulação mútua"; atenta nos comentários entre eles... atenta nos votos...
Até posso compreender que isso seja uma espécie de incentivo relacional e que para os dois, a vida seja motivo para se motivarem mutua e constantemente... mas porra! São ambos crescidinhos, têm ambos cultura suficiente, são professores... será que a avaliação que fazem a todos os seus alunos é idêntica ao que se vê aqui dentro???

A julgar pelo "débito" de "geniais" que se vai vendo neste site, atribuidos por esses senhores professores, dá ideia que os seus alunos "passam sempre com distinção" em tudo quanto é exame! Um tipo passa de fio-a-pavio aquelas galerias e vê alguma excelência aqui e ali, mas nunca genialidade!

Enfim... há quem se dê por feliz com pouco... ou que se tente enganar com muito, não sei... õO



Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-03 12:16 | Editar Msg | Responder |
parece que cheguei tarde...
o sr. professor apagou a foto...

Reply : godric nazka
2much3time


Posts : 1756
inserido em: 2007-08-03 13:24 | Editar Msg | Responder |
quem são os professores?

Rita Castel-Branco


Posts : 54
inserido em: 2007-08-07 03:03 | Editar Msg | Responder |
Concordo em geral com o que tem sido dito e realmente já vi muita foto com votos geniais e não perçebo mto bem porquê.
Em relação aos votos negativos, eu prefiro não dar nem comentar essas fotos. Contudo, acho que no momento em que o nº de fotos inseridas depende da pontuação este problema vai continuar a existir.
O ideal era ou este não existir ou ter um limite pré estabelecido para todos os utilizadores independentemente do número de pontos. Para evitar albuns de fotografias da familia e amigos nada como existir uma "censura" que recusa essas fotos no site.
Concordo com a ideia de pontuar apenas gosto e não gosto.
Para distinguir as melhores do mês nada como votar anonimamente para as mesmas, como se faz no concurso.

Catarina R


Posts : 138
inserido em: 2007-08-07 21:58 | Editar Msg | Responder |
O meu problema é que sendo obviamente uma amadora de meia leca, não me sinto com suficiente autoridade para dar negativo ou OK a fotografias. Opto por não comentar aquelas que não gosto (repare-se que falo em gosto e não em habilidade técnica ou outras coisas mais objectivamente apreciáveis, ainda que, sendo a fotografia uma "arte" - com ou sem aspas? - o gosto puro e duro tenha o seu peso, talvez mais do que qualquer outra coisa).
Também talvez pela mesma razão ("amadorice") pode acontecer ficar "deslumbrada" por fotografias que talvez não mereçam Genial, não mereçam Muito Bom. Tento dar os meus Bons, mas é verdade, foram poucos. Geralmente clico nas fotografias que me chamam a atenção, e essas são as melhores, a meu ver...
Uma fotografia mesmo boa para mim tem que, para além da qualidade mais objectiva (ou não), ter algum aspecto de humor ou, pelo menos, algo com o qual me possa identificar - suponho que seja assim com toda a gente...
De qualquer das formas foi pertinente a chamada de atenção para o "problema" em causa. Vou tentar, prometo.

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-07 22:23 | Editar Msg | Responder |
Já reparaste que se ninguém votasse negativo, o site nem razao teria para ter um campo para comentários?

Uma vez que toda a gente gostava de todas as fotos, nem valia a pena estar a gastar latim...

;)

Reply : José Matos



Posts : 2
inserido em: 2007-08-08 05:32 | Editar Msg | Responder |
Sou novato aqui no site, mas tenho galerias no www.reflexonline.com/josematos, onde práticamente quase todas foram para galeria pública e onde o sistema de pontuação é o mais justo de todos os sites que conheço. Estou aqui porque gosto de fazer novos amigos e de organizar encontros fotográficos, como o de Milfontes que fui o único organizador e agora em Olhar Sintra , um grande evento onde também faço parte da comissão organizadora. Sobre o sistema de votação concordo que poderia ser de 0 a 10. por exemplo 5 muito boa e 10 genial

Reply : Catarina R



Posts : 138
inserido em: 2007-08-08 19:42 | Editar Msg | Responder |
Não comentar seria como um voto negativo. Pelo menos assim tenho feito. Quer dizer, quem é que tem tempo para ver tooooodas as fotografias, mesmo aquelas que nem lhe chamam a atenção só para dar negativo? Eu prefiro ver aqueles que acho que vou gostar, é uma melhor ocupação do meu tempo :P ;)

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-08 20:42 | Editar Msg | Responder |
opções! ;)

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2007-08-08 21:01 | Editar Msg | Responder |
http://www.youtube.com/watch?v=pEzuC5UoM8g


antonio matias
2much3time

Posts : 2654
inserido em: 2007-08-07 23:10 | Editar Msg | Responder |
não é possível colocar junto da ficha de cada membro e ao mesmo tempo junto de cada foto, um "barómetro" que indique "tipo grafico de barras" os votos que cada um dá e que cada foto recebe?

pelo que me tenho apercebido, o teu pedido, continua a cair em saco roto. há aqui geniais que - ou não lembram ao diabo, ou então - há para aqui pessoal que para os dar, é porque não consegue nunca na vida atingir aquele patamar de genialidade...


acaba com a merda dos votos, pa...
isto está mais desvirtuado que sei lá o quê.
enquanto houver pessoas que vejam "genialidade" em toda a foto por onde passam, este site não vai a lado nenhum. e olha que me estou a referir a pessoas que já andam aqui há mto tempo...

antonio matias
2much3time

Posts : 2654
inserido em: 2007-08-07 23:13 | Editar Msg | Responder |
"honestos e imparciais"

sabes que em 24 horas ja me cairam em cima com bocas quanto à minha sanidade mental, já tive a visita de dois ou três "zandingas" e alguns "tallons", bem como um tipo que diz que estou cego ou outro que acha que sou atrasado mental...?

começo a ponderar a hipótese de correr tudo a negas... comento, "serei honesto e imparcial" e corro tudo a negas.

que dizes?

Ulisses


Posts : 11
inserido em: 2007-08-08 11:40 | Editar Msg | Responder |
Realmente é Geniais e Muito Bons a torto e a direito ... até a foto do umbigo da gata da vizinha muitas vezes leva genial ... principalmente se a foto foi tirada por alguem do sexo feminino ... Talvez queiram dizer Genital em vez de Genial...
Talvez se parassem de usar o site para dar "cantadas" às meninas e senhoras.. a coisa andasse melhor.


Eu por exemplo meti até agora 4 fotos ... qual delas a mais "razoavelzita" .. e levar "genial" .. até me sinto mal .. principalmente vendo as fotos que andam no Flickr ou no PhotoSig ou no PhotoForum ... isso sim tem fotos geniais .. assim como alguns users aqui no canal ...

E pronto .. já vou levar na cabeça...

O problema é que o site embora peça na colocação das fotos, fotos de "cariz" artistico ou algo do genero... serve talvez de depósito de fotos de amigos e familia e cães e gatos e férias...

Talvez "moderando" isso ... a coisa melhorasse.
Ou então impor uma percentagem de voto... Como os "geniais" na função publica...
5% de geniais ...
15% de muitos bons...
and so on
mas isto obrigaria a votar-se nas fotos que não nos dizem nada para "gastar" os razoaveis e tal .. para podermos ter percentagem para dar os tais "geniais" ou "muito bons"
Problema Muito Complexo. Acho mesmo que passa pelo controlo por parte de moderadores que poderiam "bloquear" certo tipo de fotos, classificando-as como "privadas" ou "avotáveis" ...

Cumprimentos a tutti

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-08 11:53 | Editar Msg | Responder |
Por mim, não levas na cabeça :)

Concordo em quase tudo o que disseste.
Se o mesmo pessoal que distribui geniais aqui como quem lança sementes à terra, estivesse nessas galerias, muito provavelmente entrariam em catalepsia por não saberem o que votar nas fotos realmente geniais...

Quanto a mim, o problema reside no facto de se ter de "avaliar numericamente" uma foto, seja lá em que site fôr. Quanto mais compridas forem as escalas de avaliação, pior...

Era tudo corrido a "gosto" e "não gosto" e ponto final. Melhor ainda era só haver espaço para comentários e mais nada. Porque já deu para ver duas coisas: (pelo menos)

- o pessoal que distribui geniais, fá-lo com o propósito de:
- receber os mesmos geniais por quem os deu;
- receber comentários em troca.
- agradece-se mais do que se comenta e ainda não percebi porque é que os comentários do próprio autor, são contabilizados pelo sistema...

Antes das pessoas pensarem em "votos" deviam perguntar a si próprias se:
- as fotos são merecedoras de serem expostas
- têm estofo para arcar com comentários que possam ir contra as suas espectativas.

Enquanto não, lá vamos indo, cantando e rindo, (como dizia o outro) usando o site conforme nos dá na real gana, independentemente dos alertas constantes de quem de direito aqui dentro.

continuação de boas fotos.

Reply : Ulisses



Posts : 11
inserido em: 2007-08-08 12:14 | Editar Msg | Responder |
Ou então outra coisa ... pontuar não o global ... mas sim vários critérios
* Criatividade
* Execução Tecnica
* execução artistica
* Qualidade versus equipamento usado
* Qualidade versus tratamento digital
* etc ...
E daí sair a média da pontuação da foto.. com numeros e não "gosto, muito bom, genial" ...

Digo eu ... que só vim ver a bola!

Existem conceitos muito bem pensados e mal executados .. e fotos bonitas sem "recheio"..


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-08 12:19 | Editar Msg | Responder |
continuava a ser a mesma coisa...

quem quer "dar geniais", dava geniais nisso tudo e a média final... "é só fazer as contas" :P

repara que nos moldes actuais, quem os distribui, não se estende muito em comentários...
qualquer coisa que demore mais do que 10segundos a comentar já dá uma trabalheira danada... :D

nitro
fotomaster

Posts : 457
inserido em: 2007-08-08 13:53 | Editar Msg | Responder |
Está complexo isto...
Não querem votações...não gostam dos votos...criticam o sistema de votação...mas "veneram o assunto"...enfim!!

"Elevem-se"...sejam frontais...descriminatórios...críticos. Como ?Criem áreas distintas de trabalhos,uma para os profissionais (os conhecedores e detentores da sabedoria) e outra para quem vê a fotografia como uma forma de exprimir apenas o que vê...

Respeitem o gosto e o ritmo de cada um.


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-08 15:06 | Editar Msg | Responder |
"Respeitem o gosto e o ritmo de cada um."

substitui "gosto" por "opiniões", "comentários", "maneiras de ser"... e se todos seguissem isso à risca, não haveria metade das chatices cá dentro. :)

Reply : António L
fotomaster


Posts : 647
inserido em: 2007-08-08 21:03 | Editar Msg | Responder |
http://www.youtube.com/watch?v=siBoLc9vxac&mode=related&search=


Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-09 00:38 | Editar Msg | Responder |
:D :D :D :D :D

Ulisses


Posts : 11
inserido em: 2007-08-09 23:16 | Editar Msg | Responder |
Pronto .. é Oficial...

Para descargo de consciência ... criei um registo "fantasma" com um nick e nome de menina ... meti uma foto miserável .. e pronto ... lá teve umas votações de Genial...

Simplesmente incrivel.
Os gabirús todos foram logo dar um voto de Genial...

Reply : antonio matias
2much3time


Posts : 2654
inserido em: 2007-08-09 23:42 | Editar Msg | Responder |
sabes que isso dá direito a seres corrido à vassourada aqui? :D


Forum
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook


Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • peavabypeflep
  • pinupcasinoet
  • thomasvucky
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso


  • Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

    Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2024 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.