Tentarei fazer este artigo baseado em exemplos, será prático, rápido e fácil de perceber.
Conversão em duotone
- O que é o duotone? Duotone significa "dois tons", ou seja, uma fotografia a preto e branco é um duotone de preto e de branco. Mas vemos muitas fotografias com o chamado tom "Sepia", um tom meio amarelado, também é muito comum ver um tom acastanhado que muitas fotografias usam para ganharem aquele ar de fotografia antiga. Na prática todas elas são duotones, mas em vez de serem de preto e branco são de preto e amarelo ou preto e castanho, ou outra cor qualquer complementada pelo preto.
Exemplo : fotografia original
esta é uma fotografia sem qualquer tratamento, tirada com uma máquina digital e simplesmente reduzida para ser aqui inserida. Como podem verificar é uma foto que com alguma pós-produção, poderá ficar mais interessante. Passemos a fotografia a um duotone... Vou-me basear no photoshop, quem usa outro software provavelmente também descobrirá facilmente esta função no programa que usa.
Para passar a fotografia a duotone, primeiro que tudo passamos a fotografia a "grayscale", para isso basta ir ao menu "IMAGE --> MODE --> GRAYSCALE" , neste momento temos a fotografia em escala de cinzentos, ou seja, uma fotografia normalíssima a preto e branco:
Se voltarmos ao menu "IMAGE --> MODE", reparamos que agora já podemos usar uma função que está lá chamada "DUOTONE", então é essa mesmo que vamos usar. Aparece esta janela:
Em type escolhemos "Duotone", em INK I escolhemos a cor preta, em INK II escolhemos a cor que nos apetecer. Para escolher a cor basta carregar sobre a cor na linha do "INK II". Se quisermos uma foto com um tom sepia escolhemos amarelo, se queremos a foto mto carregada em termos de cor, escolhemos um amarelo mais vivo, se queremos apenas dar uma ligeira coloração à fotografia escolhemos um amarelo mto clarinho que seja quase branco.
Apenas para o exemplo, vou escolher um amarelo carregado para que se note bem a diferença:
Et voilà!
Esta imagem poderá ficar muito melhor quando for melhorada em termos de luminosidade, neste exemplo a única coisa que fizemos foi passá-la para um duotone. O tratamento em termos de luminosidade ficará para outro Artigo.
|