Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar
Responder  |  Novo Tópico
AutorTopic : saturação de pretos?
antonio matias
2much3time

inserido em: 2007-05-09 12:21 | Editar Msg | Responder |
ontem apanhei um comentário de um autor que sugeria a outro uma saturação nos pretos. se ao principio isto me soou esquisito, mais tarde (e ainda hoje) ao discutir a "lógica" nesta expressão, achei que seria algo porreiro para se discutir. a SÉRIO. (em vez de se andar por aí às "turras" com outras coisas...)

- é correcto afirmar-se isso, ou essa "saturação" não terá de ser "lida" como um simples aumento de contraste? trata-se de uma questão de semântica ou há alguma lógica nisso?

o simples facto de se "dessaturar uma foto a cores - passando-a a p/b (ou a greyscale, se preferirem) não implica um "limite" à própria saturação? isto é, se é possível saturar-se alguma coisa depois de se dessaturar uma foto?

debitem para aí...
confesso que mesmo achando a observação um pouco "estranha" ainda não estou plenamente elucidado quanto à sua correcção.

webmaster
fotomaster

inserido em: 2007-05-09 19:46 | Editar Msg | Responder |
Não sejas racista pá! Claro que é incorrecto afirmar isso.

Falando mais a sério...
Julgo que é apenas uma confusão de termos. Saturação tem vários significados, se nos referirmos unicamente a saturação(termo técnico de teoria da cor) então apenas o podemos utilizar quando nos referimos a uma imagem colorida, ex.: uma imagem está tanto mais saturada em vermelho quanto maior for a intensidade de vermelho.
Se usarmos o termo geral de saturação, como em "já estou a ficar saturado de...", referimo-nos à intensidade de qql coisa que exista no geral, logo aqui saturação de pretos já faz sentido, apenas não em termos técnicos.

Reply : antonio matias
2much3time

inserido em: 2007-05-09 21:53 | Editar Msg | Responder |
eu sabia que um tópico com um título destes me iria trazer problemas de semântica... (as minhas desculpas aos pretos do site - se os houver, mas na realidade não me estava a referir a vocês nem tão pouco a apontar qualquer "embirranço" convosco.)

a questão é puramente técnica e nada mais. (se calhar mais ninguém cá veio meter a colherada, por uma má interpretação... quase ao cabo de 24 horas só o WM é que apareceu...

remetam-se apenas à parte técnica da questão e deixem as xenofobias de lado. essa parte é que não interessa mesmo nada.

Reply : webmaster
fotomaster

inserido em: 2007-05-10 02:04 | Editar Msg | Responder |
Deste-te conta que te respondi a sério não deste? A primeira frase era só uma piada, ora lê o resto.

2much3time

inserido em: 2007-05-10 12:03 | Editar Msg | Responder |
respondeste com cara de mau. pensei que estivesses a ralhar comigo

efe
2much3time

inserido em: 2007-05-09 21:57 | Editar Msg | Responder |
claro que pode haver saturação de pretos. Por exemplo, se estivesse na Guiné podia ficar saturado.

Por acaso, ando é saturado de brancos :S

2much3time

inserido em: 2007-05-09 22:05 | Editar Msg | Responder |
...

:\

Dawnscape

inserido em: 2007-05-10 11:29 | Editar Msg | Responder |
O que tiro de "saturação de pretos" é mesmo isso, tornar os pretos mais puros (haverá um Hitler preto?), o que pode fazer-se aumentando o contraste, por exemplo, não é?

2much3time

inserido em: 2007-05-10 12:02 | Editar Msg | Responder |
mas se aumentas o CONTRASTE não estás a saturar coisa nenhuma estás a interferir com o grau de "luminosidade" e não com a saturação... não será?

pensa assim: tens uma foto a cores; ao dessaturá-la estás a eliminar tudo quanto seja "saturável", não é? então como é que depois vais saturar uma coisa que foi dessaturada?

2much3time

inserido em: 2007-05-10 12:03 | Editar Msg | Responder |
básicamente a questão que se coloca é saber se o termo "saturação" só se adequa ao "mundo da cor", ou não...

Reply : - pedro soares -
fotomaster

inserido em: 2007-05-10 13:35 | Editar Msg | Responder |
Técnicamente falando, não sei, nem sou a pessoa indicada para opinar.
Mas a minha percepção é que é possível saturar os pretos, embora as ferramentas para o fazer não sejam as mesmas que as usadas para RGB. Há pretos mais intensos que outros e considero o preto e branco como cores.

2much3time

inserido em: 2007-05-10 22:02 | Editar Msg | Responder |
consideras mal

tanto o branco como o preto, não são cores (não existem no espectro), e basicamente são definidos como "luz e ausência de luz". e mesmo tendo em conta que a quantidade "quantificável" de cores para os pc's é de 65mil e tal, há muitas mais do que essas. no entanto, é uma gama "limitada" tendo um "0" e um "X" (branco e preto) estabelecidos. "branco" e "preto" são dois termos, não havendo "intermédios" (não há brancos escuros, claros ou assim-assim, como também não há pretos nas mesmas circunstancias), logo não existe essa de "pretos mais intensos". diz antes que há cinzentos. claros, muito claros, intermédios, escuros e muito escuros. mas preto e branco, só há um (de cada)

Reply : Dawnscape

inserido em: 2007-05-10 20:24 | Editar Msg | Responder |
Já estamos mais a discutir termos que outra coisa. Se em vez de lhe chamarmos saturação chamarmos pureza acho que é mais fácil de perceber que mesmo o Preto e o Branco podem ser sujeitos a serem mais puros ou não. Há o "preto" acinzentado (uma porcaria) e o preto, preto, sem réstia de luz.

Reply : Dawnscape

inserido em: 2007-05-10 20:20 | Editar Msg | Responder |
Se estivermos a falar de P/B, mexendo no contraste podemos aumentar ou diminuir os pretos e os brancos. A cores não, aí terá que ser com o brilho ou com a... saturação, nem mais...

Reply : Luís Lobo Henriques

inserido em: 2007-05-10 20:59 | Editar Msg | Responder |
"Saturar" pretos no CS:

Image/Selective Color/Colors: Blacks / Black ...% e OK. Ao gosto de cada um.

Mas ó António, a tua "caça" ao LLH não satura nem um branco
:-))

2much3time

inserido em: 2007-05-10 22:07 | Editar Msg | Responder |
enfiaste o barrete sem necessidade nenhuma, pá...
repara que nem sequer fiz referência à autoria do comentário...

não lhe chames o que não é. (ou achas que é.)
digamos que para a inactividade a que te viamos por aqui, agora (e ainda bem) andas mais "activo do que nunca". mas é "mais uma" coincidencia. :o))) (já estás habituado a isso)

acredita que me chamou a atenção o que disseste (barrete uma vez enfiado, pode-se falar nele à vontade, não é?) e suscitou-me as dúvidas que coloquei.

sem perseguições: não achas que é um tema passível de se discutir, ou achas que é uma caça às bruxas?

2much3time

inserido em: 2007-05-10 22:09 | Editar Msg | Responder |
experimenta reduzir para valores em "% negativa" e diz-me no que deu... a tendência é para inverter (posit. -> negat.) a imagem. mas mesmo que aumentes essa percentagem, dá em quê? numa saturação?

é uma saturação/dessaturação?
será um ajuste na luminância?

Reply : Luís Lobo Henriques

inserido em: 2007-05-10 20:59 | Editar Msg | Responder |
"Saturar" pretos no CS:

Image/Selective Color/Colors: Blacks / Black ...% e OK. Ao gosto de cada um.

Mas ó António, a tua "caça" ao LLH não satura nem um branco
:-))

2much3time

inserido em: 2007-05-10 22:08 | Editar Msg | Responder |
pá... recuso-me a responder duas vezes

2much3time

inserido em: 2007-05-14 23:34 | Editar Msg | Responder |
cala-te bobi!

Reply : caiado
2much3time

inserido em: 2007-05-16 11:53 | Editar Msg | Responder |

Reply : efe
2much3time

inserido em: 2007-05-16 12:55 | Editar Msg | Responder |
Sonasol verde. Mas para ti sugiro decapante.

;p

Reply : apereira

inserido em: 2007-05-16 13:59 | Editar Msg | Responder |
... isso do decapante??!! pode ser perigoso!!!

Reply : efe
2much3time

inserido em: 2007-05-16 14:07 | Editar Msg | Responder |
perigoso, perigosa deve ser uma sessão de estúdio com este energúmeno.

;p

Forum
Registar!
Esqueci-me da password
user:
pass:
Auto

Login with Facebook

Novidades

Concurso
Tema:Chuva

Galeria

Membros
  • vladimirqgf
  • sdvillvum
  • knvpllvum
  • Artigos
  • Fotografando com FILTROS: Quando usar os filtros mais popula...
  • Livros de Fotografia - Autores portugueses
  • Sugestões básicas - Linguagem Fotográfica - parte l
  • Links
  • Fotos e palavras para sentir...
  • Primeiros passos
  • Eventos
  • Curso de técnicas de fotografia
  • Workshop de Flash Portàtil
  • Curso básico de Fotografia
  • Anúncios
  • Canon 700D
  • Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
  • Material de Estúdio diverso

• Regras/Regulamento do Site | Disclaimer | Qualquer problema, dúvida ou questão... | Coloque um Link para o Canalfoto.org no seu site

Todas as informações e fotografias são da única e exclusiva responsabilidade de quem as insere
    © 2003-2021 Rui Santos. Todos os Direitos Reservados.