Canal Fotografia - Fórum de Fotografia
Forum Canal Fotografia Canal Fotografia
Tópicos | Procurar

Tópico: Ensaio sobre exposição

Em resposta a:

efe
Desde que passei para o digital deixei de me preocupar com preciosismos - talvez pela facilidade, grande amplitude, da edição/alteração. Sem ter lido, ainda, sobre o assunto vou fazer uma breve reflexão sobre o que expões (correndo, portanto, o risco de errar porque me baseio apenas no empirismo da experiência de 30 anos de Fotografia - experiência com erros, reconheço):
O Ansel Adams era um fotógrafo de paisagens (embora também tenha feito retratos). Para conseguir registar todas as nunaces tonais de uma paisagem terá optado por "elevar o nível" de calibração das suas monocromáticas, daí ter escolhido a zona VII. Para mim, que sempre dei total primazia ao retrato, e um pouco contrastado, sempre usei a Zona V como valor - a mesma usada na calibração dos fotómetros -, sendo certo que em muitos casos ainda "afino" para mais escuro na edição, quando não o faço logo no registo usando o compensador de exposição.
Não sendo apologista do "equilíbrio tonal" reconheço que devo ter usado esse tipo de opção, de forma inconsciente, quando andei pelas experiências tonais monocromáticas.
Portanto, uma vez mais, a opção de se usar um ou outro nível da escala de cinzas como parâmetro de afinação depende bastante do tipo de fotografia que se faz e do gosto pessoal.
Msg:
Escreva a sua mensagem

Ícone da Mensagem: